em

Apae e Humai vão ganhar cinematecas do CineMundo

Foto: Divulgação

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Ponta Grossa e o Hospital Universitário Materno Infantil da UEPG vão ganhar cinematecas na próxima quarta-feira (1). Por definição, cinemateca é o local responsável por conservar filmes e o local onde eles são projetados. Para o cumprimento desse papel, o “CineMundo” vai além e incorpora a literatura em seu universo.

Com isso, o projeto – que consiste na confecção, construção e instalação de estruturas físicas com doação de acervo bibliográfico e cinematográfico de obras infantis – garante acesso gratuito e irrestrito à cultura, com o objetivo de estimular o desenvolvimento cognitivo de crianças e exercitar sua socialização, iniciativa e criatividade.

Construído em MDF, a estrutura conta com sistema de Home Theater, projetor interno para exibição dos filmes e tela projetora com amplo campo de visão, além de prateleiras para disposição literária. O acervo é composto por livros com títulos diversos (incluindo um título impresso em braile) e DVDs com filmes diferentes para cada “CineMundo”.

“O projeto contribui para o fomento e difusão da literatura, para a acessibilidade ao audiovisual e para a formação de plateia, valorizando comunidades carentes deste tipo de iniciativa. Ao todo, mais de 30 mil crianças serão impactadas pelas cinematecas, as quais serão distribuídas gratuitamente pelo país, comenta Ricardo Martins, proponente do projeto.

No Estado do Paraná, além de Ponta Grossa, também serão contempladas as Apaes de Guarapuava, Irati, Imbituva, Lapa, Palmeira, Porto Amazonas e Prudentópolis. Por conta dos protocolos para a contenção da propagação do novo coronavírus, no momento o projeto será entregue sem a presença das crianças. “Antecipar a entrega das estruturas permite preparar os espaços para a chegada das crianças em um futuro breve”, pontua o supervisor de eventos, Ewerton Silvino.

Produzido pela Ricardo Martins Ltda, o projeto é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura com realização do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial de Cultura, e patrocínio da empresa Caminhos do Paraná, que enfatiza a importância das cinematecas e de projetos como este para a sociedade. Paulo Naves, diretor presidente da empresa, entende que “este é mais um retorno da Caminhos do Paraná às pessoas da nossa região, que se soma a rodovias mais seguras e ao atendimento que com tanto zelo prestamos nesses últimos 23 anos. Não tenho dúvida de que as cinematecas serão muito bem utilizadas nas APAEs e no Hospital da Criança, contribuindo para a formação e entretenimento nesses espaços tão importantes para os atendidos e suas famílias”.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.