em

Anatel autoriza fibra óptica no Distrito de Guaragi

Internet mais veloz deve chegar à região até o final de 2024

Foto: Audrey Rosa / Página Distrito de Guaragi no Facebook

Moradores do Distrito de Guaragi, a cerca de 25 quilômetros do Centro de Ponta Grossa, deverão ter acesso a internet com maior velocidade em breve. O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou a inclusão da localidade na lista de regiões a serem atendidas com a tecnologia de fibra óptica. A medida faz parte do Plano Geral de Metas para a Universalização do Serviço Telefônico Fixo Comutado (PGMU V).

O distrito foi incluído na lista atualizada, divulgada pela Anatel nessa quinta-feira (30), de regiões a serem contempladas com a tecnologia. A atualização foi realizada após decisão unânime do Conselho.

Fibra óptica

Relator da matéria, o conselheiro Emmanoel Campelo ressaltou que os municípios e localidades constantes na relação serão atendidos por meio da obrigação de backhaul (infraestrutura de fibra óptica) do PGMU.

Conforme detalhado  no Plano Geral de Metas, as concessionárias deverão construir aproximadamente 50 mil quilômetros de fibra óptica. Por meio delas, será possível conectar cerca de 2,5 mil municípios e localidades, que passarão a contar com redes de altíssima capacidade. “O sistema será capaz de viabilizar conexões residenciais muito mais rápidas e a implantação de mais antenas 4G e 5G” informou Campelo.

Infraestrutura

De acordo com Campelo, a decisão da Anatel exclui áreas que já estavam atendidas, mas que constavam da lista anterior. O Decreto 10.610 prevê que pelo menos 25% das regiões indicadas pela Anatel devem ter fibra óptica até 31 de dezembro de 2022. Todas devem ser atendidas até 31 de dezembro de 2024. (Com informação da Anatel)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.