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AMTT prevê mais lombadas e faixas elevadas em Ponta Grossa

Proposta é instalar lombadas em locais propensos a registrar acidentes

Avenida Euzébio Batista Rosas recebeu lombadas e faixa elevada recentemente / Foto: José Aldinan

A Prefeitura deve instalar, nos próximos meses, novas lombadas e faixas elevadas em Ponta Grossa. Segundo edital publicado nesta semana, serão 120 novas lombadas e mais 30 faixas elevadas na área urbana do município. É o que prevê a Tomada de Preços 001/2021, que a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) deve abrir no próximo dia 20. O edital de abertura prevê investimento de até R$ 1.914.400,80 para a execução dos novos equipamentos de trânsito.

Lombadas e faixas elevadas em Ponta Grossa

Segundo a AMTT, de 2013 até agora, foram instaladas 178 lombadas na cidade. Quanto às travessias, foram 141 no mesmo período. Significa que, em um ano, a autarquia pretende ampliar em 67% o número de lombadas, e em aproximadamente 21% a faixas elevadas.

Intervenções

Conforme detalhado no processo para instalação das lombadas e faixas elevadas em Ponta Grossa, os novos equipamentos devem ser instalados dentro do prazo inicial previsto de 12 meses, a contar da data de ordem de serviço a ser assinada pela empresa que será contratada. O processo não especifica quais vias receberão as intervenções, e apenas informa que os locais serão determinados pela AMTT.

A intenção é ampliar o número de faixas elevadas já existentes no município, com a proposta de “acalmar o tráfego”, como é detalhado no documento de justificativa para a licitação.

Trata-se de uma “forma de moderação de tráfego, fazendo parte de um conjunto de medidas voltadas ao uso compartilhado da via pública, de maneira segura, primando pela menor velocidade dos veículos automotores e com prioridade ao pedestre”.

Menos acidentes

No caso das lombadas, também chamadas ondulação transversal, serão utilizadas em vias onde haja necessidade de limitar a velocidade dos veículos. Para isso, a AMTT deve desenvolver estudo técnico que demonstre índice significativo ou risco potencial de acidentes. Entre as vias da cidade que receberam o equipamento neste ano está a Avenida Euzébio Batista  Rosas, no Jardim Carvalho. O trecho era utilizado para prática de rachas e registrou vários acidentes.

Custos

Em média, considerando o valor máximo proposto e as diversas fases de construção, cada lombada custaria cerca de R$ 11,2 mil. Já as faixas elevadas teriam custo individual de R$ 18,7 mil.

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