em

Passe-livre deve ser solicitado com um mês de antecedência

A prefeitura de Ponta Grossa iniciou, em 22 de janeiro, os processos para renovação e novos cadastros do benefício do passe-livre, que possibilita o transporte público gratuito para todos os estudantes que se enquadram nos critérios para obtenção de créditos destinados ao deslocamento de casa para a instituição de ensino e da escola para a moradia. No entanto, algumas pessoas que estão dando entrada no processo este mês, reclamam que o benefício só será ofertado no mês que vem.

De acordo com a assessoria de imprensa da AMTT, esse problema é decorrente do fato de os usuários, muitas vezes por distração ou desconhecimento, darem entrada no pedido após o prazo determinado para isso. Como a autarquia faz a aquisição dos créditos no mês que antecede a disponibilização aos usuários, é necessário que a população sempre faça o pedido um mês antes de sua necessidade. Por essa razão, os estudantes que tiveram o início do ano letivo em fevereiro precisaram fazer a solicitação do benefício em janeiro. Já os que começam as aulas em março precisam ter feito o pedido no início de fevereiro.

A AMTT orienta aqueles que têm direito ao passe livre a fazer a solicitação via protocolo na praça de atendimento da prefeitura ou através do site da prefeitura, no link da AMTT. Mas os pedidos devem ser feitos, no máximo, até sétimo dia útil de cada mês para que o usuário possa utilizar o benefício no mês seguinte. No caso dos pedidos feitos em janeiro, excepcionalmente foram aceitos até o final do mês, devido à data de início do recebimento do processos.

Já sobre a meia-passagem, não existe um prazo para solicitação. O estudante pode fazer o pedido online ou ir direto até o atendimento no terminal central e solicitar a meia-passagem. Aprovado o pedido, é liberada a possibilidade de compra já na sequência. Segundo a prefeitura, excepcionamente nesta segunda-feira (25) o sistema do atendimento estava lento, em função da queda de um cabo de rede.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.