Menu
em

AMTT intensifica mudanças de sentido nas vias

Motoristas que trafegam pelas ruas de Ponta Grossa têm presenciado uma intensa modificação nos sentidos das ruas nos últimos meses. O fator se deve ao crescimento da cidade e estudos por parte da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT) para melhor fluidez no trânsito do município.

Somente neste ano, foram realizadas 13 mudanças de sentido de vias em diferentes bairros da cidade, o que equivale a quase duas mudanças por mês. O bairro de Oficinas é uma das regiões que mais passou por mudanças nos últimos meses.

"Essas alterações se devem ao crescimento da cidade, em especial do bairro de Oficinas que, nos últimos anos, teve aumento de serviços, residências e, consequentemente, no número de veículos que trafegam pelo bairro. A mudança na configuração do bairro acaba sendo essencial para comportar esse aumento do fluxo e melhorar a segurança de pedestres e motoristas que fazem uso dessas vias", explica Roberto Pelissari, presidente da AMTT.

Estudos de viabilidade

Pelissari explica que as alterações das vias ocorrem após um processo de estudos de viabilidade, além de sugestões da própria comunidade para que essas mudanças ocorram.

"O processo leva em conta as demandas enviadas pela comunidade através dos nossos canais de atendimento e situações verificadas pelos nossos agentes durante patrulhamentos e a realização de outros serviços pela cidade. Sempre que verificada a necessidade de alguma adequação, nós procedemos com a análise da via e quais dispositivos podem ser implementados", conta.

Segundo o presidente, a visita dos locais, análise dos mapas da região, contagem de fluxo de veículos e a ponderação de alternativas também fazem parte do estudo. "A etapa final é a implantação da mudança com o acompanhamento durante alguns dias para verificar a eficiência da mudança. Somente depois disso é que tornamos a alteração definitiva", comenta.  

Baixo custo

As mudanças de vias são, ainda, de baixo custo para a Prefeitura Municipal. "As alterações em sentidos de fluxo e outras intervenções semelhantes têm também a facilidade de ajustes e o baixo custo para o município pois, na maioria das vezes, necessitam apenas da alteração de sinalização", aponta Pelissari.

Demandas

As demandas por parte da população surgem através do telefone 156 ou via protocolo de solicitação na sede da Prefeitura. "A partir desta questão, o nosso setor de engenharia trabalha de forma constante para implementar melhorias, sempre ouvindo as demandas da população e buscando soluções eficientes".

Intensificado

O trabalho por parte da AMTT para alteração de vias foi intensificado a partir do aporte de mais subsídios para a realização das análises e investimentos na utilização da tecnologia para agilizar esse processo.

"Entendemos que o crescimento de Ponta Grossa deve ser acompanhado pela AMTT. Isso é um trabalho que envolve diversas frentes mas que acaba tendo um retorno e uma necessidade mais imediato na questão do trânsito", finaliza o presidente da AMTT.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile