em

AMTT estuda alterações em cruzamento de acidente fatal

Foto: José Aldinan/Arquivo DC

O motoboy Leandro Loureiro, aos 36 anos, perdeu a vida em acidente de trânsito no Centro de Ponta Grossa. Menos de um mês depois três carros se envolveram em uma colisão que deixou um jovem de 20 anos ferido. A semelhança entre eles? Ambos tiveram como cenário a esquina das ruas Barão do Cerro Azul com Coronel Francisco Ribas. A conjuntura faz a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) estudar alterações para o movimentado cruzamento.

Só a presença do semáforo gradativo não impediu os acidentes. A dinâmica de ambos mostra que há furo do sinal vermelho. Sugere-se que algum dos condutores quis acelerar no sinal amarelo enquanto do outro lado pode-se acelerar para aproveitar a abertura que está próxima. Nem sempre há tempo.

Por padrão, o intervalo entre a abertura de um semáforo e o fechamento do outro varia de 2 a 4 segundos. Na Barão do Cerro Azul com a Coronel Francisco Ribas esse tempo é de 2 segundos, conforme constatação da reportagem no local.

Imagem mostra acidente que matou motoboy em Ponta Grossa

“Trata-se de tempo de bloqueio, além do sinal amarelo de 3 a 5 segundos”, informa a Autarquia de Trânsito. Como esse período não parece estar controlando alguns motoristas, o departamento de trânsito de Ponta Grossa estuda adequações no cruzamento.

“[O estudo] inclui alterações no sistema semafórico e a possibilidade de implantação de um equipamento de fiscalização eletrônica para velocidade e avanço de sinal”, avisa via assessoria de imprensa.

Modelo de semáforos

Cinco dias antes do acidente fatal de Leandro Loureiro, o DC produziu reportagem sobre a mudança de modelo de semáforos em cruzamentos da cidade. A Autarquia está deixando de lado os gradativos e retomando o modelo ‘mais tradicional’, sem o sistema de contagem.

A mudança tem como justificativas o custo e questões tecnológicas. Segundo a AMTT, o modelo gradativo está defasado. Além da defasagem, o setor municipal de trânsito tem semáforos ‘porta focos’ estocados desde 2019. São eles que estão ganhando as ruas.

Porém, a Autarquia informa que nas últimas semanas não houve necessidade de novas alterações nos sinaleiros de Ponta Grossa.

Shopping

Outro cruzamento que vinha causando ‘dores de cabeça’ em Ponta Grossa, especialmente em pedestres, é o que dá acesso ao Shopping Palladium. Ali há o encontro da Avenida Vicente Machado com Ermelino de Leão, Dom Geraldo Pellanda e Conselheiro Barradas. A travessia é bastante complicada.

A AMTT diz que fez regulagens recentes para facilitar o deslocamento de pedestres. “Foi realizada a modernização dos equipamentos, incluindo a implantação de novos semáforos para pedestres e readequação dos tempos”.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.