Menu
em

AMTT altera sinalização para criar EstaR Digital

A Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) deu início às mudanças na sinalização horizontal de estacionamentos de Ponta Grossa. Desde a semana passada, as equipes da empresa contratada para fazer o serviço estão aplicando a pintura de uma faixa adicional nos estacionamentos, delimitando individualmente cada vaga destinada a veículo. Em seguida, cada vaga será identificada e numerada. Atualmente, a cidade possui aproximadamente 4,7 mil vagas de Estacionamento Regulamentado (EstaR). Com a mudança, esse número será preciso.

As vagas demarcadas têm um espaço grande suficiente para permitir que a maioria dos veículos possa se adequar à área. A primeiras ruas a receberam as marcações foram a Carlos Osternack, Nestor Guimarães, Greenhals, Coronel Dulcídio e Avenida Visconde de Mauá. Já nas próximas semanas, os agentes de EstaR deverão receber treinamento para fazer uso do novo sistema digital. A expectativa era que tudo estivesse pronto em abril, mas os serviços de adequação na sinalização dependem das condições climáticas.

Segundo a AMTT, o sistema aumentará a agilidade do serviço de estacionamento rotativo e permitirá ao órgão que fiscalize e faça levantamentos em tempo real da utilização das vagas disponíveis no município.

De acordo com o presidente da AMTT, Roberto Pellissari, todos os trabalhos de sinalização dessa primeira fase estão sendo realizados entre as 22 e as 6 horas, horário definido com o objetivo de manter o trânsito fluindo normalmente, sem a necessidade de grandes bloqueios. “Nosso objetivo é que os cidadãos tenham o Estar Digital implantado da maneira mais rápida e tranquila possível”, explica.

 

Informatização

A iniciativa da Estar Digital integra os estudos desenvolvidos pela AMTT com o objetivo de melhorar os serviços relacionados ao trânsito e transporte oferecidos pela Prefeitura à população. A implantação do dispositivo pressupõe a informatização de todo o processo de utilização e fiscalização das vagas de estacionamento regulamentado, distribuídas em cerca de 52 ruas, disponibilizadas aos motoristas da cidade atualmente.

 

Solução de problemas

A nova modalidade consiste na utilização de smartphones onde o cidadão pode cadastrar seus veículos e comprar créditos, através de um aplicativo específico, para o uso das vagas durante tempo determinado. A fiscalização também ocorre de maneira digital por parte dos agentes, o que aumenta a agilidade de todo o sistema, seja na checagem dos veículos ou na emissão de notificações. A estimativa é de que o Estar Digital esteja disponível nas próximas semanas, com a promessa de solução para dois problemas antigos na cidade: a dificuldade para os motoristas em adquirir cartões e a necessidade da Prefeitura em ampliar a fiscalização.

Após demarcação, vagas serão numeradas (José Aldinan)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile