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AMTT adota medidas para eliminar conversões perigosas

Nos últimos quatro anos, o trânsito de Ponta Grossa vem passando por mudanças decorrentes da implantação de equipamentos pela AMTT. Nesse período, aumentaram as faixa elevadas e os semáforos para pedestres, os sinaleiros para veículos estão dando lugar a rotatórias, e agora a autarquia vem investindo em ações com o objetivo de evitar a prática de conversões que oferecem riscos devido a pouca visibilidade ou interrompem o fluxo normal no tráfego.

A rua Benjamin Constant começou a receber, nesta semana, a instalação de segregadores, espécies de tachões no ponto de interseção entre seus dois sentidos, nos cruzamentos com outras ruas. A medida é uma forma de evitar que os condutores façam as conversões que sempre foram proibidas, mas seguiam sendo desrespeitadas. O primeiro ponto a receber esses equipamentos foi a intersecção da via com a rua Marechal Deodoro da Fonseca.

A partir de agora, quem quiser fazer o retorno precisará se deslocar por, pelo menos, outros três quarteirões. Mas, segundo a AMTT, isso implica em mais segurança e organização no trânsito. O presidente do órgão, Roberto Pellissari, explica que os segregadores foram uma forma de garantir que a legislação de trânsito seja respeitada. “Vários cruzamentos passam pela análise para incluir a sinalização mais adequada. Nesse trecho da Benjamin Constant, as pessoas insistiam em contornar à esquerda, apesar das placas de proibição”, diz, lembrando que no ano passado um contrato permitiu a aquisição de equipamentos como esse que agora estão sendo instalados. Como medida adicional, a autarquia está finalizando o relatório apontando as vias e cruzamentos mais perigosos, conforme estatísticas de 2018. O material deve ser mais detalhado que o divulgado em 2017, e apontar formas de prevenir colisões e outros acidentes.

 

Área central

Nos últimos meses, a área central da cidade viu outras mudanças parecidas. A rotatória do monumento dos tropeiros, na entrada do bairro Olarias, antes permitia o acesso direto à rua Sant’Ana. As obras concluídas no mês passado obrigam o motorista a contornar toda a rotatória para acessar a via. A rua Francisco Búrzio recebeu, nos últimos anos, placas que proíbem diversas conversões, obrigando os condutores a contornarem a quadra em vários trechos.

 

Bairros

Nos bairros, medida similar foi adotada na avenida Dom Geraldo Pellanda. O trecho no qual a avenida se liga à rua das Flores era acessado por motoristas através do canteiro central, onde não havia rua alguma. Para evitar que isso continuasse ocorrendo, foram plantados arbustos naquele ponto, além de terem sido incluídas pequenas barreiras de pedregulhos. Nesse caso, a iniciativa partiu da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, conforme informado pelo secretário Márcio Ferreira.

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