Menu
em

Ambulantes apontam queda de vendas no feriado de Finados

Foto: Arquivo / José Aldinan de Oliveira

O comércio ambulante não teve um feriado de Finados positivo em 2020. Por conta da pandemia da covid-19, a rotina das pessoas que visitaram os cemitérios sofreu alterações, o que impactou nas vendas de flores e de outros itens nas redondezas.

“Reduziu por volta de 50%”, informa a vendedora Marlene Silva, que há 20 anos atua em frente ao Cemitério São José, na região central de Ponta Grossa. A comparação dela é com as temporadas mais recentes de vendas.

O mesmo número é apontado por outros ambulantes que conversaram informalmente com a reportagem. No caso de Marlene, o que faz diferença é o tempo de trabalho na região e, por consequência, a fidelidade da clientela.

“Não posso reclamar, pois tenho clientes fiéis aqui e que continuaram comprando comigo”, aponta.

Adaptações

O Cemitério São José, no Centro, ganhou um item a mais no feriado de 2020: o álcool em gel. Os visitantes podiam usar livremente o produto na entrada para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. A disponibilização partiu da Prefeitura de Ponta Grossa.

A recomendação para evitar aglomerações no dia 2 também foi atendida até certo ponto. Parte da população aproveitou o final de semana para prestar homenagens aos entes que partiram, antecipando a data. O fotógrafo José Aldinan de Oliveira registrou imagens de movimentação no Cemitério da Chapada já no domingo (1°).

Apesar da constatação, não é possível mensurar o movimento. A Prefeitura não realiza estimativa de passagem de pessoas pelos 20 cemitérios que existem em Ponta Grossa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile