Menu
em

Amador de Ponta Grossa alcança fase de mata-mata

Foto: Michel José Rosa

A Liga de Futebol (LFPG) conseguiu, após seis meses de paralisação, colocar a bola para rolar pelo Campeonato Amador de Ponta Grossa. A competição que passou por momentos de incerteza em virtude da pandemia abre no domingo (1°) a fase de quartas de final, o que é visto com alívio pela organização.

“Está ótimo”, resume o presidente da Liga, César Roberto Pitela. O mandatário lutava desde maio pela retomada do campeonato paralisado pela covid-19. Por vezes precisou recuar das investidas pela volta, mas obteve sucesso depois de trabalhar ao lado dos clubes sociais por um decreto que permitisse a prática de atividades coletivas.

Pitela confidencia que o caixa da entidade está ‘vazio’, pois as mensalidades das equipes seguem atrasadas. Em compensação, o presidente tem satisfação por ‘entregar’ o campeonato até o fim para os envolvidos.

Tanto é assim que os jogos de ida das quartas de final foram homologados com antecipação e vão ocorrer mesmo no final de semana do feriado pelo aperto de datas. No domingo, às 10h, Carambeí e América Pontagrossense duelam na Cooperativa Batavo, em Carambeí. No mesmo horário o Santa Paula/Unibox enfrenta a Esportiva W3; a partida será no Miró de Freitas, na Nova Rússia.

A partir das 10h30 haverá mais dois confrontos: o DER/Impacto Auto Center encara o Ypiranga, de Palmeira, no Estádio João Leocádio Fagundes, na Santa Paula; já no Estádio André Mulaski (Olinda), o time da casa recebe o Grêmio Vila Velha.

De acordo com o regulamento, as quartas de final e as semifinais serão disputadas em melhor de duas partidas. Caso a somatória dos placares termine em empate, a decisão será nos pênaltis. Já a finalíssima do Amador 2020 será em jogo único e o mando pertence à Liga.

Decisão sem data

O Campeonato Amador não tem data certa para terminar. A intenção inicial da LFPG era encerrar a competição no dia 29 de novembro, mas as eleições e eventos especiais devem interferir e jogar a decisão para dezembro.

“Se tiver segundo turno nas eleições municipais, podemos alterar a data, mas vamos analisar mais à frente. Uma semana antes, por exemplo, em 22 de novembro, tem aniversário do Olinda. Então, se eles avançarem de fase, teremos que adiar o jogo deles também”, expõe César Roberto Pitela.

Assim, se não conseguir agendamento nos últimos finais de semana de novembro, a Liga pode encerrar a competição até 20 de dezembro: último domingo antes do Natal.

Amador com público?

O DC recebeu nesta semana a informação de que a partida do último final de semana entre Santa Paula e SPD Juniors teve a presença de torcedores no entorno do gramado do Estádio André Mulaski, em Olarias. Questionado sobre a situação, o presidente da Liga de Futebol disse desconhecer a situação, mas informou que não tem como impedir que isso ocorra mesmo na pandemia.

“Eu estava hospitalizado e não sei se teve gente lá, mas tem responsáveis que controlam as determinações. O poder público não me cobrou nada até o momento em relação a isso. Nós medimos a temperatura, não está sendo usado o vestiário. Mas como eu vou proibir de entrar alguém? Eu não tenho como fazer isso, né? O Decreto está sendo cumprido”, afirma Pitela.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile