em

Alunos retornam às aulas nesta quarta

Alunos da rede municipal e estadual retornam às aulas nesta quarta-feira (5) em Ponta Grossa. Somente na educação municipal, são 31,5 mil crianças que serão esperadas por mais de dois mil professores nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). 

Na manhã de terça (4), professores, gestores escolares e coordenadores pedagógicos estiveram reunidos para a abertura do Ano Letivo 2020. O encontro aconteceu no pavilhão do Centro de Eventos. 

Durante o encontro, a Secretaria Municipal de Educação fez o lançamento dos novos referenciais curriculares municipais para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, que já estão em prática e foram consolidados em livro para toda a rede em 2020. 

Além da secretária de Educação, professora Esméria Saveli, e da prefeita em exercício, Elizabeth Schmidt, o encontro teve a participação do professor e ex-prefeito de Sobral (CE), Veveu Arruda, que falou sobre os bons resultados obtidos naquele município em relação aos índices educacionais e sobre a permanência das políticas públicas da Educação naquele município.

Os professores também receberam a consultora Marleia Ramos, do Instituto Formar da Fundação Lemann, que falou sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sobre os currículos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental que foram criados pela SME em conjunto com os professores e que estão sendo implantados em Ponta Grossa.

Estadual
 
As aulas na rede estadual de ensino também voltam nesta quarta-feira. Em todos os municípios atendidos pelo Núcleo Regional de Educação (NRE) são esperados 65 mil alunos. A rede estadual conta com aproximadamente 3,4 mil professores distribuídos nas escolas da região. 
Na segunda (3) e terça-feira (4), os professores e funcionários das escolas se reuniram para os Dias de Estudo e Planejamento voltados ao primeiro trimestre letivo de 2020. Neste encontro, foram realizados estudos, debates e atividades para o planejamento das ações pedagógicas do ano. 

Ainda, entre 21 e 31 de janeiro, todos os diretores da rede estadual estiveram reunidos em Curitiba para o Seminário Foco na Aprendizagem, que contou com a presença do secretário de Estado da Educação e do Esporte, Renato Feder, e das chefias de diversos setores da pasta, como Recursos Humanos, Planejamento e Gestão Escolar, Tecnologia e Informação e também do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar). 

Esse evento contou com oficinas de formação, palestras e ouvidorias – momento em que os diretores tiveram a oportunidade de registrar sugestões e esclarecer dúvidas diretamente com os responsáveis por departamentos da pasta.

Segundo a Secretaria Estadual de Educação, também foi autorizado recentemente, para 2020, o repasse de cota extra do Fundo Rotativo para as escolas, no montante de R$ 20 milhões. O recurso é destinado para a realização de pequenos reparos nas instituições de ensino e aquisição de materiais.

Particular 
Na rede particular, algumas escolas optaram por retornar no início desta semana e algumas começarão o ano letivo nesta quarta. Ao todo, são esperados 3 mil alunos no ensino médio e 12 mil na educação infantil e ensino fundamental. 
 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.