Menu
em

Alunos desenvolvem carro de corrida para desafio nacional

Acadêmicos dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica e Engenharia Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) desenvolveram o primeiro protótipo de carro voltado para o público de corrida. O projeto, que hoje conta com 46 acadêmicos, iniciou há cerca de dois anos e competiu juntamente com outras universidades do Brasil no chamado Desafio SAE, sigla em inglês que significa Sociedade dos Engenheiros Automotivos.

De acordo com o acadêmico e co-fundador do projeto, Márcio Saggioro Sávio Júnior, durante quatro meses os membros da equipe projetaram todo o modelo do carro para, em seguida, simular todas as forças e amortecedores via software. "Depois disso levamos tudo para a realidade, através um primeiro protótipo feito com material PVC. O carro também foi dividido em várias de estrutura como estrutura; freio; motor; aerodinâmica; transmissão; elétrica; suspensão e direção", disse o acadêmico.

Para a montagem do automóvel, também chamado de Fórmula e Combustão, os alunos contaram com o apoio da UTFPR, patrocinadores, além de arrecadação de dinheiro nos semáforos e venda de doces. "É um carro totalmente voltado ao público de corrida para que aqueles que queiram uma nova experiência em sair do kart e seguir para a Fórmula 1, por exemplo", relata Márcio.

Competição

A competição aconteceu no final de novembro na cidade de Piracicaba (28 a 2) e contou com 55 competidores de carros de combustão e 19 elétricos.

"Nesta competição nós fomos eleitos a melhor categoria estreante dentre outras 17 equipes participantes. Também ficamos em 25° na colocação geral. Isso nos motivou a trabalhar para a próxima competição. Além disso, foi uma forma de unir a teoria da sala de aula com a prática. Mão na massa mesmo", ressaltou o co-fundador do projeto.

Apoio

Pessoas da comunidade interessadas em conhecer o carro e/ou patrocinar o projeto podem entrar em contato pelo telefone (14) 9 9739-7072 ou pelo email contato@utfast.org.

Projeto iniciou há dois anos e foi eleito a melhor categoria estreante no Brasil. (Foto: José Aldinan)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile