em

Alunos da UTFPR de PG construirão carro elétrico para competição nacional

Modelo de carro elétrico que o grupo construiu no ano de 2019 (foto: divulgação)

Um grupo de alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), da unidade de Ponta Grossa, estão desenvolvendo um carro elétrico para participar de uma competição nacional.

A UTForce é a primeira equipe de fórmula elétrico dos Campos Gerais e surgiu em setembro 2015. O grupo é formado por estudantes da antiga engenharia eletrônica. “O intuito não é só construir um carro, mas também desafiar e engajar os alunos, levando o que é visto na teoria na salas de aula para a prática”, explica João Mendes, um dos integrantes do grupo.

A construção do carro elétrico faz parte de um projeto extensionista. O objetivo é que esse carro participe da competição Formula SAE (Society of Automotive Engineers) que acontece a nível nacional. A UTForce irá disputar com outras equipes do Brasil. O grupo vencedor é selecionado para a FSAE internacional, que reúne os melhores carros elétricos do mundo.

Atualmente, o grupo está na fase de construção do 4° carro, preparando o veículo para a competição em agosto 2024.

Formação do grupo

A equipe é formada por 45 membros de todas as áreas da engenharia: mecânica, elétrica, produção, química e biotecnologia (elaboração de compósitos para confecção da carenagem), ciência da computação e fabricação mecânica.

Apoio para a construção do carro

A equipe conta com o apoio da UTFPR e da comunidade empresarial de Ponta Grossa, além do patrocínio das empresas WEG, Café Lontrinha, UPTIME, SolidWorks e Altium.

As empresas interessadas em patrocinar ou apoiar o grupo podem entrar em contato com a UTFPR de Ponta Grossa.

A UTForce é a primeira equipe de fórmula elétrico dos Campos Gerais e surgiu em setembro 2015 (foto: divulgação)

Leia mais: Mistério revelado: ruas de Ponta Grossa recebem nove relógios digitais

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.