Menu
em

Alcoólicos Anônimos completa 43 anos em Ponta Grossa

A conhecida irmandade Alcoólicos Anônimos (AA) está completando 43 anos de história e tradição em Ponta Grossa. O programa conta com homens e mulheres voluntários que se unem para alcançar e manter a sobriedade do álcool. Um dos requisitos para entrar no grupo, de acordo com os seus membros, é o desejo de parar de beber.

"O AA é uma troca de experiências, com reuniões diárias que acontecem das 20 às 22 horas aqui em Ponta Grossa. As pessoas que participam não são obrigadas a irem todos os dias e podem parar quando acharem que devem. Ao todo, são sete grupos atuantes em bairros variados da cidade", destaca um dos membros que preferiu manter o nome preservado.

Mudança de vida

Outro membro do AA, de 63 anos, lembra quando entrou para a irmandade há 20 anos atrás. "Estou todos esses anos sem beber. Nós temos um lema aqui que diz que se eu me intitulei um alcoólico em recuperação, eu estou em plena recuperação", disse.

Ele destaca ainda sobre os problemas que enfrentou em decorrência do álcool antes de procurar ajuda junto aos outros colegas que passaram pela mesma situação. "Cheguei em uma determinada época da minha vida que eu precisava parar com a bebida. Não havia mais diálogo com a minha família, com os meus amigos e com a sociedade. Eu não aguentava mais nem a mim mesmo", lembrou.

Os 12 passos seguidos pelos membros e a troca de experiências o levaram a repensar sobre sua vida e o fizeram a buscar pela mudança de hábitos. "Hoje eu sei que posso levar uma vida totalmente sem álcool. Cheguei no AA pela dor e permaneci por amor em ajudar e aconselhar os outros companheiros", destacou.

Encontro

Para celebrar os 43 anos, a entidade realizou na noite de quinta (23) uma reunião aberta ao público, no Centro de Cultura, para mostrar um pouco sobre o objetivo do grupo. "O objetivo é conscientizar cada vez mais pessoas sobre procurar apoio", comentou um dos voluntários.

Um dos membros do AA comemora 20 anos de sobriedade. (Foto: Daniel Calvo)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile