em

Adultos devem tomar vacina contra o sarampo em novembro

Cerca de 50 mil adultos jovens, na faixa etária de 20 a 29 anos, deverão ser imunizados contra o sarampo, em Ponta Grossa, durante a segunda fase da campanha nacional de vacinação que começa no dia 18 de novembro e segue até o dia 30 do mesmo mês. A primeira fase começou no dia 7 de outubro e segue até esta sexta-feira (25) para crianças de 11 meses a cinco anos. A meta é aplicar cerca de três mil doses para este público-alvo até o final do mês.

No último final de semana, municípios de todo o país realizaram o Dia D de imunização contra o sarampo. A mobilização ocorreu no sábado (19) e foi dirigida às crianças de seis meses até cinco anos, mas todos que compareceram aos postos puderam receber a dose. Somente o Paraná registrou 17 mil doses aplicadas. Na região foram cerca de duas mil.

Em Ponta Grossa, segundo a Fundação Municipal de Saúde, foram aplicadas 429 doses, somando ainda com as vacinas identificadas em atraso no calendário. Deste total, cerca de 80% das aplicações foram em crianças. Também foram avaliadas 664 carteiras de vacina.

"O número de imunizações, neste momento, é bastante positivo, porque além de atingir a cobertura vacinal para o público-alvo, também está garantindo a vacinação de crianças que estavam com atraso vacinal", informou a Fundação.

Paraná

Segundo levantamento da Secretaria de Estado da Saúde, cerca de 9,7 mil crianças foram imunizadas dentro da faixa etária priorizada para o Dia D. O público-alvo foi definido pelo Ministério da Saúde com o objetivo de interromper a cadeia de transmissão do vírus da doença em todo o país.

Receberam a vacina 5.575 crianças menores de um ano e 4.124 crianças na faixa de um a quatro anos. Na faixa acima de cinco até 29 anos foram aplicadas 7.305 doses da tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.

Balanço

Segundo dados parciais do Ministério da Saúde, do início da campanha até agora, o Paraná registra cobertura vacinal entre 95% e 100% para a faixa de menores de um até dois anos incompletos, com aplicação de mais de 121 mil doses. A vacinação seletiva, de seis meses a 11 meses aponta cobertura de 76,5%, com cerca 45 mil doses aplicadas. Na faixa de 20 a 29 anos, a cobertura até agora é de 3,78%, com 58.251 doses aplicadas.

“Diante do cenário de 157 casos de sarampo confirmados no Paraná na semana passada, reforçamos a orientação para que toda a população procure uma unidade de saúde para atualização da situação vacinal. O sarampo é uma infecção altamente contagiosa”, complementa a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes.

Segunda fase da campanha abrange jovens adultos na faixa etária de 20 a 29 anos. (Foto: Arquivo DC)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.