Menu
em

Ações estratégicas reduzem fila por creches em Ponta Grossa

Em 2021 havia 1.900 crianças nessa fila, e em 2022 são 632

CMEI no Santa Luzia passou a ofertar 120 vagas / Foto: Divulgação

A cidade de Ponta Grossa oferece, neste ano, 20% mais vagas destinadas a crianças em creches, no comparativo com o ano passado. O aumento ocorre em função do início das atividades em três novos CMEIs, com 400 vagas nas vilas Romana e Athenas e 120 no Núcleo Santa Luzia. “Estamos executando um trabalho de reorganização, propiciando uma melhor distribuição dos alunos nas unidades e também criando novas vagas”, diz a secretária de Educação, Simone Pereira Neves, sobre as creches em Ponta Grossa.

Creches em Ponta Grossa

Segundo a SME, também houve aumento de 10% nas vagas ofertadas no segmento da pré-escola. Na creche estão crianças de sete meses a três anos de idade, enquanto que a pré-escola atende crianças de quatro e cinco anos. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, a nova estrutura agora atende 10.963 crianças, o que corresponde a 1.308 alunos a mais do que o número atendido em 2021.

No que se refere ao segmento creche, os dados de março deste ano apontam para uma redução significativa na fila de espera por uma vaga. Em 2021 havia 1.900 crianças nessa fila, e em 2022 são 632. O número de cadastros atendidos aumentou 67%.

Embora zerar a fila seja o objetivo do Município, a lei não obriga a oferta de vagas públicas para essa faixa etária, uma vez que a presença das crianças na rede de ensino só é exigida a partir de quatro anos completos. A fase de creche acaba sendo atendida conforme critérios de vulnerabilidade social, principalmente para famílias em que todos trabalham. No segmento pré-escola, já considerada etapa obrigatória de ensino, a oferta de vagas atinge 100% na demanda, segundo consta nos dados oficiais.

Estrutura

O CMEI Vivaldo Sasse, na Vila Romana, passou a atender crianças na região do Bairro Piriquitos;  e o CMEI Maria da Conceição Diniz Cunha começou a funcionar no Residencial Athenas, Bairro Contorno. São 200 novas vagas de ensino ofertadas em cada uma das instituições, desde março deste ano, para cuidado em tempo integral das crianças. A estrutura em cada instituição conta com 10 turmas de Educação Infantil, incluindo creche. Somados, são 34 profissionais. Em média, cada CMEI recebeu investimento de R$ 5,3 milhões em obras, mobília e materiais pedagógicos. No Núcleo Santa Luzia, o CMEI Maria Imaculada foi municipalizado e passou a ofertar 120 vagas. (Com informações da assessoria de imprensa)

Leia também:

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile