Com foco na conscientização de motoristas e pedestres sobre o papel de cada um na formação de um trânsito mais seguro, a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) encerrou, na manhã de ontem (25), as atividades da Semana Nacional do Trânsito (SNT) em Ponta Grossa. As ações, desenvolvidas entre os dias 18 e 25 de setembro, integraram mais de 2400 cidadãos , segundo a Seção de Educação do Departamento de Trânsito da AMTT.
“Ficamos muito contentes com a adesão da população durante todas as ações promovidas pelos nossos agentes nas mais diversas regiões da cidade”, destaca o presidente da AMTT, Roberto Pellissari. Ele aponta que a SNT desse ano trouxe uma discussão essencial que é a responsabilidade de cada cidadão na construção de um ambiente mais seguro para todos. “É muito importante tratarmos do peso que as atitudes de cada um, sejam motoristas ou pedestres, tem na composição de um trânsito mais seguro para todos nós e a SNT vem exatamente ao encontro disso. Além disso, como uma das maiores mobilizações em nível nacional sobre o tema, a Semana acaba sendo o momento ideal para possamos reforçar o que é praticado pelas nossas equipes durante o ano em relação à educação no trânsito e estabelecer metas para as ações que serão realizadas nos próximos meses”, completa Pellissari.
Blitz Educativa
De acordo com a coordenadora da Seção de Educação no Trânsito, Jocilei Kingeski, somente a ação de encerramento, realizada na manhã de ontem, registrou a participação de mais de 150 motoristas. A atividade, que contou com representantes de diversas forças de segurança e do Sest/ Senat, abordou temas comuns no dia a dia no trânsito e permitiu reforçar conteúdos essenciais para a segurança de todos. “Foi uma semana muito intensa, com palestras em escolas e abordagens educativas tanto em rodovias quanto nas principais ruas da nossa cidade. Assim como nos outros dias, o que nós buscamos ressaltar com os motoristas nessa blitz educativa de hoje é a importância da educação no trânsito e os cuidados necessários ao dirigir, sendo que toda a atenção e paciência são essenciais nesse processo. Isso porque, as estatísticas relacionadas apontam que a maioria dos acidentes acontece por falha humana. Ou seja, é no momento de descuido que as situações indesejadas acontecem. Por isso, a educação no trânsito é imprescindível para que possamos diminuir esses indicadores”, conclui Jocilei