em

ACIPG se posiciona sobre possível volta do imposto sindical

Foto: José Aldinan/Arquivo DC

A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), divulgou nesta quarta-feira (23) uma nota de repúdio em relação a possibilidade do retorno da contribuição sindical.

Confira o que diz a associação:

“A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), em nome da presidente Giorgia Bin Bochenek, diretores e associados vem por meio de nota repudiar a possibilidade da recriação da contribuição sindical.

Ventilada como possibilidade, o retorno da cobrança obrigatória, no entendimento da entidade, seria um retrocesso ao setor produtivo e à sociedade como um todo. O retorno da contribuição sindical, se efetuada, entende a ACIPG, representaria a perda de uma das conquistas obtidas com a Reforma Trabalhista, e a revisão de tal decisão em nada contribuiria com a economia.

A ACIPG ainda reforça que está atenta às discussões a respeito deste tema, e irá atuar junto aos representantes no Congresso na busca pelo apoio à rejeição desta proposta”, diz a nota.

Sobre a volta do imposto sindical

O assunto sobre o retorno do imposto sindical voltou para o debate na última semana, após declarações do Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.

O Governo Federal estaria avaliando voltar com a contribuição sindical e enviar o projeto para o Congresso Nacional através de um projeto de lei (PL).

A possível proposta é que a taxa seja descontada na folha de pagamento e fixada em até 1% do rendimento anual do trabalhador. A contribuição deve ser definida de forma individual de cada categoria dos trabalhadores.

O Governo Federal, no entanto, ainda não confirma que irá enviar o PL para avaliação do Congresso.

Leia mais: Secretaria de Infraestrutura e Logística presta contas na ACIPG

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.