em

Ação orienta população no combate à hipertensão

Pacientes atendidos na Unidade de Saúde Adilson Baggio, em Ponta Grossa, receberam orientações importantes sobre o combate à hipertensão arterial na sexta-feira (26). A ação foi idealizada por um grupo de residentes multiprofissionais em saúde coletiva da Fundação Municipal de Saúde e marcou o dia nacional de combate à doença.

Entre as atividades, os pacientes passaram por uma avaliação voltada para a bioimpedância com o educador físico Daniel Ribas da Costa. De acordo com o profissional, trata-se de uma análise corporal, onde são utilizados quatro eletrodos – dois em cada mão e dois em cada pé – onde perpassa uma corrente elétrica em todo corpo. No exame, é possível medir a gordura subcutânea, gordura visceral e massa muscular com o objetivo de fazer uma avaliação física mais detalhada do usuário.

A população também aferiu a pressão arterial e recebeu amostras de um sal mais saudável, feito à base ervas para a redução do alto consumo de sódio. A ação também foi um incentivo para convidar os usuários a participarem do grupo de caminhada que acontece na unidade todas as segundas e sextas, às 8 horas da manhã.

Aliado à caminhada, a Fundação Municipal de Saúde, através dos residentes, irá inaugurar o grupo Hiperdia, no dia 5 de maio, às 14 horas, no salão da Igreja Nossa Senhora da Luz. O projeto também é voltado para o atendimento da população.

Entre os residentes que participaram da ação de sexta estão Fabiana Paz, enfermeira; Camila Skodowski, assistente social; Pâmela Novaes, médica veterinária; Daniel Ribas, educador físico e Filomena Winche Martins, coordenadora da unidade de saúde.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.