Menu
em

Ação entre amigos custeia obras na Catedral de Ponta Grossa

O excesso de água minou o terreno, abrindo um buraco. Foto: Divulgação/Diocese de Ponta Grossa

Os recursos obtidos com a ação ‘Amigos da Catedral’, lançada em janeiro, estão custeando obras emergenciais no entorno da Catedral de Ponta Grossa, mais especificamente no subsolo que sustenta as muretas, gradis e rampa de acesso.

No mês passado, durante uma sondagem em uma caixa de passagem de água pluvial existente na rua de trás da Catedral, responsáveis descobriram que a caixa estava rachada ao meio e que havia infiltração devido ao rompimento de um cano de barro, ainda da época da construção da nova catedral.

De acordo com o coordenador do Conselho para Assuntos Econômicos Paroquial, Odair Bomfim, o conserto já foi efetuado, faltando somente o reparo na calçada. “Mas com essa infiltração houve rachaduras no muro e na calçada, que ainda precisam ser arrumadas. Esta será uma segunda etapa”, conta.

No dia 29 de janeiro foram iniciados, então, os serviços de sondagem na calçada em frente à Catedral Sant’Ana. “A situação é pior do que atrás. Na praça está completamente sem terra por baixo do muro, por conta de uma manilha que estourou. A terra não foi bem assentada e afundou tudo”, citou o coordenador da Pastoral do Patrimônio e Assuntos Culturais, Bruno Mansani Sad, referindo-se à Praça Marechal Floriano Peixoto.

A infiltração atingiu também a rampa de acesso à igreja e o estacionamento. “Essa galeria aberta no subsolo foi preenchida com concreto e esperamos, com isso, ter sanado os problemas. Nada disso compromete a estrutura da catedral, que foi toda feita em concreto armado”, frisa Bruno Sad.

Ação entre amigos

Foram distribuídos cerca de 40% dos blocos confeccionados e está se pedindo a ajuda dos integrantes das pastorais e de toda a comunidade para a venda dos bilhetes. Ao todo são 1.500 números. O vencedor terá como prêmio um quadro de Senhora Sant’Ana, confeccionado com a técnica latonagem pelo artista plástico Antônio Márcio Aveiro. O sorteio ocorrerá no dia 26 de julho.

“Estão sendo vendidos bilhetes a R$20. Acredito que já deve ter entrado perto de R$ 8 mil”, conta Bomfim, ressaltando que a ação entre amigos é justamente para pagar parte das obras que estão sendo realizadas na Catedral de Ponta Grossa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile