Menu
em

Ação de exames preventivos em mulheres está com vagas esgotadas

Foto: Divulgação/PMPG

A  terceira ação de exames preventivos em mulheres, realizada pela Fundação de Saúde de Ponta Grossa, está programada para este sábado (18). A iniciativa tem como foco, novamente, a execução de Papanicolau em mulheres entre 25 e 64 anos de idade. O objetivo é atingir o público que realizou o último exame há mais de um ano e as mulheres que não conseguem procurar o serviço de saúde durante a semana. As 576 vagas de agendamento se esgotaram em menos de 6 horas.

“As ações estão sendo um sucesso. Tivemos bastante procura e os agendamentos se esgotaram de maneira rápida. Isso mostra o comprometimento e o cuidado que as mulheres estão tendo com sua saúde. O agendamento da terceira ação foi direcionado para as mulheres que coletaram o exame há mais de um ano”, explica a enfermeira da linha de cuidado materno infantil, Manon Callaça.

Continuidade

A intenção da Fundação Municipal de Saúde (FMS) é realizar as ações pelo menos um sábado por mês até dezembro. “Pretendemos intensificar as ações em outubro, mês no qual faremos o chamamento das mulheres em todos os finais de semana”, antecipa a enfermeira. Até o final de 2021, a FMS pretende coletar cerca de quatro mil exames preventivos.

Locais

As atividades deste sábado (18) acontecem em cinco locais distintos. De acordo com a Fundação, eles são escolhidos de maneira estratégica para que todas tenham acesso, das 8h às 17h.

Os exames são coletados em cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS): Egon Roskamp, na Santa Paula; Cyro de Lima, em Oficinas; Luiz Conrado Mansani, em Uvaranas; Rômulo Pazinato, na Nova Rússia; e Sady Silveira, em Olarias.

DIU

Dentro das ações relacionadas à saúde da mulher em Ponta Grossa, a FMS também está fazendo a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre. As mulheres interessadas precisam ir até a Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa.

“A mulher que procurar o serviço terá agendada uma consulta na qual será realizada a anamnese, exame físico e orientação sobre  o método contraceptivo, para saber se ela se encaixa nos critérios de inserção do DIU. Se a paciente tiver elegibilidade, será feito um pré-cadastro e será agendada a inserção”, diz Manon.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile