Menu
em

A primeira segunda-feira da prefeita Elizabeth Schmidt

Foto: Divulgação

* Por Felipe Liedmann

O trabalho da primeira prefeita de Ponta Grossa começou pra valer neste 4 de janeiro. A segunda-feira de Elizabeth Schmidt reservou espaço para uma reunião longa com o secretariado escolhido pela nova gestora do município. Toda a equipe esteve presente na sala que fica no prédio da Prefeitura por pelo menos quatro horas. De acordo com a assessoria de imprensa, o encontro começou após o almoço e às 18h o grupo seguia em conversa para alinhamento de ideias. Em debate estavam os próximos quatro anos da cidade.

A nova administração pública de Ponta Grossa usou o espaço para traçar metas e alinhar projetos e ações que serão desempenhados no período. Ao todo, 20 cargos já estão ocupados, restando escolhas pontuais e que devem ser realizadas em conjunto nas próximas semanas.

O objetivo da prefeita é que todas as pastas trabalhem em equipe, reestruturando os serviços necessários com redução de custos e inovando em todas as áreas. Dentro da linha que Elizabeth estipulou para os trabalhos foi repassada a orientação de que o secretariado deve priorizar iniciativas que auxiliem na pandemia, criando alternativas seguras de atendimentos.

Elizabeth também voltou a afirmar que a equipe foi composta por ela, juntamente com o vice Capitão Saulo. “Encontros como este são importantes para que a equipe esteja sempre alinhada. Cada um está dentro de sua área, e trabalhará com suas características. O compromisso de toda equipe é com as necessidades da população”, frisa.

Rotina

Em entrevista exclusiva com a prefeita, o jornal Diário dos Campos abordou curiosidades da primeira segunda-feira de Elizabeth Schmidt no comando da cidade. A rotina, os afazeres, as primeiras decisões e despachos. O dia a dia se assemelha com a de um trabalhador comum?

Por conta da longa reunião com o secretariado, a nova chefe do Executivo só conseguiu parar para responder as perguntas por volta das 19h30, quando havia chegado em casa após jornada de 10h30 na Prefeitura.

Confira a entrevista

Diário dos Campos: A prefeita conseguiu ter uma noite tranquila para o primeiro dia oficial na Prefeitura? A rotina de momento é menos intensa do que na época da campanha eleitoral?

“Na verdade todas as noites foram muito tranquilas desde o dia da posse. A rotina é bem diferente do que na época da correria da campanha. E já é bem pesada. Com maior responsabilidade, mais urgências: já no primeiro dia estive na UPA Santa Paula e fui visitar bairros onde as casas foram alagadas e tiveram problemas sérios, determinando a presença da Defesa Civil para ajudar as famílias afetadas”.

DC: A prefeita consegue se alimentar logo cedo antes de sair para o trabalho?

“A rotina do dia foi normal: acordar cedo, tomar café e ir trabalhar. Às 9h, mais ou menos, cheguei à Prefeitura, indo direto para os despachos da manhã”.

DC: Foi direto para o Gabinete?

“Sim, já com muitos ajustes a fazer. E lá tive uma surpresa: algumas paredes já estão decoradas com fotos novas, de minha trajetória política. E novas peças serão incorporadas”.

DC: Qual foi a agenda da primeira segunda-feira?

“Primeiro tive uma reunião privada com o secretário de Governo [Sebastião Mainardes] e, logo após, a preparação da pauta para a reunião de secretariado, agendada para a tarde. A reunião foi extremamente proveitosa e interessante. Tive uma pequena pausa para o almoço, que foi em casa; mas outras pausas entre os afazeres são praticamente impossíveis, porque as audiências se sucedem na agenda do dia”.

DC: Já abriu o orçamento? Qual investimento no primeiro dia?

“O orçamento será aberto esta semana. Nesta segunda-feira apresentamos as diretrizes orçamentárias e os orçamentos específicos de cada secretaria, fundação e empresa aos seus novos dirigentes. Porém, os primeiros movimentos deste mandato foram destinados à saúde, com serviços de reparo e conservação na UPA Santa Paula”.

DC: Despachou com qual(is) secretário(s) no primeiro dia?

“Despachos individuais com os secretários de Governo [Sebastião Mainardes], Gabinete [Cliciane Garczarek] e Educação [Simone Neves]. Mas tivemos uma reunião de trabalho bastante importante com todos os secretários”.

DC: O Gabinete já está organizado da maneira que a prefeita quer?

“Ainda existem algumas incorporações que eu quero fazer no gabinete, e alguns ajustes. Estou instalando alguns quadros e retratos que estavam no meu antigo gabinete, e um, muito especial, que recebi do secretário Sandro Alex, com uma reprodução artística de uma peça da nossa campanha eleitoral”.

DC: A prefeita já tem algum tipo de ritual em relação à rotina de trabalho e pessoal?

“Ainda vou criar uma rotina de trabalho, que será diferente da rotina dos primeiros dias, com muitas definições especiais. Porém já decidi que terei, como o nosso ex-prefeito fazia, uma Bíblia sobre a mesa principal de trabalho. Nestes primeiros dias teremos dezenas de audiências para ajuste da estrutura e andamento dos primeiros trabalhos. Há muito a se fazer”.

DC: Há algo que queira acrescentar sobre a rotina, prefeita?

“Claro. Como eu já antecipei, quero inserir na agenda oficial espaços para visitas aos bairros e às obras que estão sendo desenvolvidas. O contato com o povo e o acompanhamento dos serviços é essencial, sempre”.

DC: Quando a prefeita pretende fechar os nomes da equipe? Existe pressa nesse sentido?

“Tivemos uma reunião com toda a equipe nesta segunda-feira, e acredito que ainda esta semana completaremos as indicações do primeiro escalão”.

DC: Assumindo em meio à pandemia, como a prefeita trata a covid-19 no município?

“Meu primeiro decreto de hoje foi justamente a instalação do Comitê de Emergência para Enfrentamento à Pandemia de Covid-19. Inclusive com a participação da secretária de Educação. Precisamos nos preparar para essa situação, porque as perspectivas são de que teremos 30 dias bastante difíceis ainda pela frente”.

DC: Questões como a volta do Estar, o funcionamento da UPA Sant’Ana e o segundo Lago em Olarias vão precisar de alguma agilidade nesses primeiros dias?

“Evidentemente que já tratamos de alguns desses temas. Os serviços na UPA Sant’Ana estão em andamento, e a AMTT deve concluir em pouco a definição da volta do estacionamento regulamentado. As obras nos Lagos de Olarias irão continuar. Nesta segunda-feira o entorno do Lago principal recebeu serviços, porque alguns trechos de pista haviam ficado com lama por conta da forte enxurrada, e algumas contenções foram refeitas. O Lago ainda está sendo executado, e ainda tem serviços para serem feitos”.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile