Menu
em

A história de fé e ensinamentos da Irmã Edites Bet

Imagem: José Aldinan/Arquivo DC

Aos 71 anos, Irmã Edites Bet é uma referência na área da educação em Ponta Grossa. No comando do Colégio Sagrada Família desde 1980, Edites consolidou ainda mais o nome da instituição como referência de ensino particular na cidade e região dos Campos Gerais.

Edites começou na vida religiosa aos 12 anos de idade, quando entrou na congregação Irmãs da Sagrada Família de Maria.

Em 1972, Edites foi acionada para ajudar no Sagrada Família em Ponta Grossa. Era para ser apenas uma tarde, mas acabou transformando a vida da educadora. “Me disseram: você vá Ponta Grossa porque está tendo um curso e as irmãs não tem ninguém lá pra limpar as salas, organizar as coisas, servir o almoço. Então, você vai ficar até o fim do curso lá, depois você volta para Jaguariaíva”, conta.

Depois deste dia, Edites ficou em Ponta Grossa e começou a lecionar na instituição. Ela se formou no magistério e depois em Pedagogia na Universidade Estadual de Ponta Grossa. “Então no dia 12 de fevereiro de 1980 eu assumi a direção do Sagrada e como eu tinha, e tenho até hoje, paixão pela pastoral e não consigo abandonar isso que tá grudado em mim”, comenta.

Missão

“Eu gosto mesmo é de ser professora, de estar em sala de aula, de ensinar os alunos. E de estar em movimentos de pastoral trabalhando com as pessoas, fazendo, evangelizando, pregando, ensinando as coisas de Deus e na escola passando os conhecimentos que são básicos para vida das pessoas”, revela Edites.

Para ela, a missão de estar na direção da escola foi um desafio. “Aquele dia Deus me deu essa tarefa de assumir a direção, mas eu entendi que realmente naquele momento a congregação precisava que eu fizesse aquilo. E assim foi indo um ano após o outro, deu certo o primeiro ano, deu certo o segundo ano, eu fui ficando na direção da escola e onde eu estou até hoje”, explica.

Gestão

“A gente é um pouco do que a bondade de Deus nos constrói com a ajuda das outras pessoas. Então eu sempre agradeço a Deus toda boa inspiração que ele me dá. Realmente eu não seria tão feliz se eu não estivesse no mundo da educação. Quando eu falo assim, que gestão era a coisa que eu menos sonhava e menos queria, mas eu aprendi a amar ao longo do tempo. E vejo assim que a gestão da escola com equidade a gente consegue trazer bons benefícios também para a educação”, finaliza.

Gincana Princesa em Festa 2023

Esta reportagem integra conteúdo especial produzido pelo Diário dos Campos e portal DCmais, dentro da participação da 4ª Gincana Princesa em Festa, cumprindo a tarefa de “Escrever e ilustrar a história de 5 importantes ponta-grossenses”.

Leia mais: Vídeo: Irmã Edites fala sobre os 90 anos do Colégio Sagrada Família

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile