em

86 mil pessoas precisam tomar vacina da febre amarela

Uma estimativa da Fundação Municipal de Saúde mostrou que 86 mil pessoas ainda precisam tomar a vacina contra a febre amarela em Ponta Grossa. Somente neste ano, 30 mil doses já foram aplicadas. A meta é vacinar 100% da população, mas apenas 75% foi imunizada, até o momento.

De acordo com a Fundação de Saúde, a vacinação, que foi aberta para todos, é aplicada em dose única e protege contra a doença para o resto da vida. "O número de pessoas imunizadas ainda não é o ideal, mas a população ainda pode se vacinar, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, nas salas fixas de vacina. Ao todo são 19 salas, basta levar documento com foto, cartão SUS e a carteira de vacina", informou a pasta.

Neste ano, uma força-tarefa foi criada pela Prefeitura de Ponta Grossa para proteger a população contra a doença. Além de ofertar a vacina, a Fundação de Saúde realizou um trabalho com as famílias que residem em áreas mais afastadas e próximas de mato, a atividade foi denominada de ‘Corredor Verde’. As equipes das UBS realizaram visitas de casa em casa em diversas regiões da cidade.

“A nossa recomendação é para que a população busque a unidade de saúde mais próxima da sua casa e tome a vacina contra a doença”, alerta o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. Ele destaca a preocupação com algumas pessoas que não querem se vacinar. “A vacina é segura e a única forma eficaz de proteger a população”.

Em maio deste ano, um boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde confirmou a morte de um macaco por febre amarela na região. São seis casos confirmados até o momento em Antonina, Morretes, Paranaguá, São José dos Pinhais, Castro e Jaguariaíva. Outras 28 ocorrências estão em investigação e 54 já foram descartadas.

Doença

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano.

É também considerada uma doença de notificação compulsória imediata, ou seja, todo evento suspeito (tanto morte de primatas não humanos, quanto casos humanos) deve ser prontamente comunicado, em até 24 horas, após a suspeita inicial, às autoridades locais competentes.

Os sintomas incluem início súbito de febre; calafrios; dor de cabeça intensa; dores nas costas; dores no corpo; náuseas e vômitos; fadiga e fraqueza. Ao identificar alguns destes sintomas, é necessário procurar pela unidade de saúde mais próxima.

Apenas 75% da população de Ponta Grossa já tomou a vacina. (Foto: José Aldinan)

 

Salas de vacina

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.