em

7,9 mil mortes: Brasil tem represamento de óbitos nos boletins

O Brasil chegou, nessa terça-feira (5), a 7.921 mortes causadas pela covid-19. São 114.715 casos confirmados. Em 24 horas, houve o acréscimo de 6.935 casos confirmados e de 600 óbitos. No entanto, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, destacou que são números referentes à atualização. Sendo que apenas 25 dos óbitos ocorreram na terça-feira, demonstrando que muitos dados estão chegando tardiamente ao boletim oficial. “Cinquenta e um desses ocorreram ontem. E 48 ocorreram, de fato, antes de ontem”, disse, explicando que muitos casos são confirmados dias após o óbito dos pacientes.

O vice-diretor do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz), Christovam Barcellos, alertou que o Brasil não conseguiu conter a disseminação da doença dos grandes centros para as cidades menores, e isso vai gerar uma pressão sobre os sistemas de saúde.

Entre as regiões que somam 100 mil a 500 mil habitantes, 92,1% já anotam casos, e 39,6%, mortes. Na primeira semana da pesquisa, os percentuais eram de 34,7% e 3%.

A expansão da doença também foi percebida em 68,4% das regiões de 50 mil a 100 mil habitantes, e em 48,4% das que concentram 20 mil a 50 mil habitantes. Antes, só havia casos confirmados em 15,8% e 7,3% dessas regiões, respectivamente.

Nas regiões com até 20 mil habitantes, a presença da doença aumentou de 3,7% para 22,2%. Duas dessas regiões já registraram óbitos, o que representa 3,7% do total.

 

Morte de bebê

Mais um bebê morreu na capital paulista por complicações da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Segundo informações da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, a criança tinha um ano de idade. Este é o segundo bebê que morre devido à doença no estado. O primeiro tinha seis meses de idade e sofria de complicações prévias de saúde. Com isso, o estado de São Paulo soma 2.851 mortes pelo novo coronavírus.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.