em

50% da frota da VCG volta a circular nesta sexta-feira

Foto: Arquivo DC

O Tribunal Regional do Trabalhou emitiu uma decisão na tarde desta quinta-feira (8) determinando que 50% da frota da VCG volte a operar nesta sexta-feira (9). O Sindicato dos Motoristas, Cobradores e Trabalhadores do Transporte Coletivo (Sintropas) de Ponta Grossa ajuizou no final da tarde de quarta-feira (07) o pedido de dissídio coletivo no Tribunal Regional do Trabalho (TRT).
Em resposta, o TRT determinou que 50% da frota da Viação Campos Gerais (VCG) volte a circular nesta sexta-feira (9). E já na segunda-feira (12), o Tribunal fará uma audiência de conciliação entre o Sindicato, VCG e a Prefeitura de Ponta Grossa para chegar a uma solução do pagamento dos salários atrasados dos 1.100 trabalhadores da empresa.
De acordo com o presidente do Sintropas, Luiz Carlos de Oliveira, o sindicato irá acatar a decisão do TRT e os funcionários irão voltar ao trabalho conforme escala montada pela VCG. A decisão do Tribunal Regional do Trabalho fala que a atividade do transporte coletivo é essencial no contexto da pandemia e que “nos termos do mesmo art. 11, da Lei 7783/1989, como obrigação de fazer, pelo Sindicato e pela empresa, a manutenção em atividade de 50% (cinquenta por cento) da frota circulante”, conforme TRT.


Greve
A greve dos funcionários do transporte coletivo iniciou na segunda-feira (5), após o governo municipal autorizar a retomada dos serviços. Porém, os funcionários da VCG estão sem receber parte dos salários de fevereiro e março. A empresa alega que não tem dinheiro para realizar os pagamentos por conta dos prejuízos que a pandemia trouxe para o setor do transporte, com redução de passageiros e, consequentemente, menor arrecadação.


Escala
A assessoria de imprensa da VCG afirmou que juntamente com a AMTT irá realizar um sistema de escalas de funcionários e de quais linhas irão circular, respectivamente com seus horários. Porém, ainda não há confirmação de quando esta escala será divulgada para a população.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.