Menu
em

460 bebês já passaram pela UTI do Hospital Universitário

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Universitário de Ponta Grossa completa, na próxima semana, cinco anos de atendimentos à população da região dos Campos Gerais. Durante todo esse período, o hospital já atendeu cerca de 460 bebês. Antes da inauguração, em novembro de 2013, apenas o hospital Santa Casa de Misericórdia disponibilizava leitos de UTI para bebês recém-nascidos.

"A abertura dos leitos neonatal foram fundamentais para impactar no atendimento de crianças de riscos e bebês prematuros. Hoje nós oferecemos o melhor atendimento possível e, dessa forma, evitamos a ocorrência do surgimento de sequelas ou minimizamos impactos mais graves destes bebês", diz Tatiana Cordeiro, diretora geral do Hospital Universitário.

Na UTI neonatal estão internados recém-nascidos prematuros, que apresentaram má formação ou algum tipo de problema de saúde grave. De acordo com Tatiana, muitas vezes, as crianças permanecem internadas por um longo período, passando de quatro meses em alguns casos.

"Por isso, o hospital conta atualmente com uma equipe completa de profissionais especializados para atender a estes bebês. São fonoaudiólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, farmacêuticos, psicólogos, entre outros. São diversas categorias envolvidas que atuam para salvar a vida destas crianças. Se não fosse a UTI e o bom trabalho realizado pelas equipes, elas teriam morrido ou ficado com sequelas", comemora a diretora.

Comemoração

Para o vice-reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e diretor do hospital, Everson Krum, os cinco anos de UTI neonatal representam a celebração da vida e a vitória. "Acompanhei desde os trâmites para implantar a UTI no hospital, a sua inauguração e os atendimentos prestados. E, na minha visão, nós conseguimos promover a melhora e recuperação da saúde destas crianças", comemora.

A implantação da UTI neonatal, segundo Krum, proporcionou a abertura da residência voltada para Neonatologia. "Temos mais um curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) que é a residência em Neonatologia e hoje contamos com residentes de diversas áreas", ressalta.

Atividades

Para celebrar os cinco anos, o HU prepara diversas atividades para a próxima semana. Entre elas, serão homenagens voltadas para as primeiras crianças que ficaram internadas na UTI neonatal logo após a sua inauguração.

"Os dois primeiros bebês que ficaram internados, hoje estão com cinco anos, receberão homenagens juntamente com as suas mães", lembra Everson. Brincadeiras como cama elástica, pintura facial, bexiga e distribuição de algodão doce também estão programadas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile