em

3ª Regional de Saúde realiza webconferência sobre o coronavírus

A 3ª Regional de Saúde reuniu, na manhã desta sexta-feira (28), profissionais de saúde para uma webconferência para discutir os casos suspeitos do coronavírus no Paraná. De acordo com o diretor da 3ª Regional de Saúde, Robson Xavier, o encontro reuniu gestores municipais, profissionais de atenção básica e área hospitalar, tendo como objetivo o nivelamento das informações para desenvolver ações para o manejo clínico de pacientes.

"O governo do Paraná e o Ministério da Saúde têm buscado tratar com maior transparência possível esse enfrentamento dos casos que venham a surgir no estado. As nossas equipes estão preparadas para tratar desses pacientes com suspeita. A Secretaria Estadual de Saúde também está com um comitê diário monitorando os casos e atualizando as informações dos possíveis novos casos suspeitos", destacou Robson.

Para tranquilizar a população, o diretor da 3ª Regional aponta que, segundo o Ministério da Saúde, 82% dos casos de coronavírus confirmados, em todo o mundo, são leves e a taxa de letalidade está entre 2 a 3%. "Boa parte do público atingido são homens, de meia idade, que tenham alguma comorbidade ou doença associada que torna o sistema mais suscetível ao vírus", aponta Xavier.

Suspeita

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) foi notificada, no início da noite de quarta-feira (26), sobre um novo caso suspeito de coronavírus em Ponta Grossa. Trata-se de uma mulher de 29 anos que esteve na Itália entre os dias 12 e 16 de fevereiro. Ela apresentou os sintomas de febre, dor de garganta e cefaleia no dia 23 de fevereiro e buscou atendimento médico no dia 26.

Segundo a Sesa, o material foi coletado para realização de exames preliminares para vírus respiratórios pelo Lacen-Pr. O resultado deve sair até o final desta semana, caso não confirme vai para a Fiocruz para a avaliação laboratorial para coronavírus. A paciente está em isolamento domiciliar. "Ela está sendo monitorada e as nossas equipes estão atentas a possíveis casos de pessoas que apresentarem estes sintomas". 

 

3ª Regional de Saúde reuniu, na manhã desta sexta-feira (28), profissionais de saúde para uma webconferência para discutir os casos suspeitos do coronavírus no Paraná. (Foto: Fábio Matavelli)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.