Menu
em

26 mil veículos de PG não pagaram nenhuma parcela do IPVA

Mais de 26 mil veículos, de Ponta Grossa, ainda não pagaram nenhuma parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). É o que revela os dados obtidos pelo jornal Diário dos Campos através da 3ª Delegacia Regional da Receita Estadual de Ponta Grossa.

Dos 133.978 veículos registrados em Ponta Grossa, um total de 26.417 ainda não quitaram nenhuma parcela do IPVA. Já 96.232 de veículos debitaram de forma integral o imposto e 8.877 pagaram os valores de forma parcial.

Ainda segundos os dados da Receita Estadual, o montante de R$ 29 milhões ainda é devido pelos motoristas, somente em Ponta Grossa.

Do montante já recebido, de forma integral e parcial, os motoristas do município já pagaram R$ 160,8 milhões.

O IPVA é uma das principais fontes de arrecadação tributária do Estado. O montante recolhido por meio do tributo fica atrás apenas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Dívida Ativa

A inadimplência com o IPVA impede a emissão do Certificado de Licenciamento do Registro do Veículo (CRLV), documento obrigatório para a circulação de automóveis, motocicletas, ônibus, caminhões e demais categorias automotoras.

Caso a inadimplência persista, o débito pode ser inscrito na Dívida Ativa do Estado, e o nome do proprietário incluído no Cadin Estadual, o que gera diversos impedimentos, como restrições de acesso a empréstimos e outras modalidades de crédito, impossibilidade de aproveitar créditos do programa Nota Paraná e limitações ao exercício de cargos públicos.

Como quitar?

As guias para o IPVA podem ser emitidas pelo novo Portal de Pagamentos de Tributos. Após 30 dias de atraso, o acréscimo de juros e multa é fixado em 10% do valor do imposto. Os contribuintes que estão com o IPVA atrasado podem parcelar o valor pendente em até 12 vezes com o cartão de crédito das bandeiras Mastercard, Elo, Visa, American Express e Hipercard.

O IPVA pode também ser pago à vista das seguintes formas: por meio da Guia de Recolhimento, nos bancos credenciados; com o número de Renavam do veículo, nas agências ou nos caixas automáticos dos bancos credenciados; via pix; e através do aplicativo de Serviços Rápidos da Receita Estadual, disponível para Android e iOS.

Leia mais: 21% dos veículos estão com IPVA lançado em 2023 atrasados

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile