em

25% das ruas de Ponta Grossa não têm pavimentação

CPS realiza obras no Parque Dom Pedro II (Foto: Fábio Matavelli)

Um dos compromissos assumidos pela prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) durante a campanha para a prefeitura de Ponta Grossa foi de pavimentar 100% das ruas da cidade até o final de seu mandato, em 2024. Atualmente, de acordo com a prefeitura de Ponta Grossa, cerca de 75% das ruas da cidade estão pavimentadas, contando com pouco mais de 2% de anti-pó e 2% de asfalto programado.

Conforme o Plano de Metas da Gestão 2021-2024, apresentado na última semana pela prefeita Elizabeth e secretários municipais em audiência pública na Câmara de Vereadores de Ponta Grossa, em quatro anos, a administração municipal pretende oferecer mais qualidade no trânsito e transporte com pavimentação de mais de 200 quilômetros de ruas nos diversos bairros: esta é a meta 1 do eixo Trânsito e Mobilidade Urbana do Plano de Metas, publicado em edição complementar do Diário Oficial do Município na última sexta-feira (30).

Para alcançar a meta estipulada, em 2021, a prefeitura planeja promover pavimentação em CBUQ em nove quilômetros de vias; além de pavimentação em fresado, pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, em mais 20 quilômetros de ruas e pavimentação em CBUQ, pela Companhia Ponta-grossense de Serviços (CPS), em 7,5 quilômetros. Para o próximo ano, a meta é alcançar 8,5 quilômetros de pavimentação em CBUQ, 40 quilômetros de pavimentação em fresado (SMSP) e mais 10 quilômetros de pavimentação em CBUQ, viabilizados pela CPS.

Atualmente, informou a prefeitura, a CPS tem 80 quadras contratadas, o que corresponde a aproximadamente oito quilômetros de asfalto. A expectativa é de que seja concluída a pavimentação de quatro a cinco quilômetros ainda neste ano. A CPS está executando obras de pavimentação nos bairros Nova Rússia e Parque Dom Pedro II. No bairro Nova Rússia, os trabalhos se concentram na execução de galerias de águas pluviais na rua David Hilgemberg Sobrinho.

No Parque Dom Pedro II está sendo realizado o assentamento de meios-fios e execução de caixas tipo bocas de lobo na rua Gustavo Emílio Iansen. Entre os trechos que serão pavimentados no bairro estão a rua Eduardo Novak Sobrinho, entre a ruas Prof. Dias de Carvalho e Gustavo Emilio Iansen; Gustavo Emilio Iansen, entre Eduardo Novak Sobrinho e Miguel Quadros; e Miguel Quadros, entre Gustavo Emilio Iansen e Segismundo Romanowski. As obras totalizam 2,5 mil m² de asfalto viabilizado pelo programa Asfalto Cidadão, que oferta a contratação de pavimentação com parcelamento em até 60 vezes. A obra inclui terraplenagem, galerias pluviais, sub-base, base, meios-fios e asfalto.

Paradas

Algumas obras, no entanto, continuam paralisadas. É o caso de obras da segunda etapa do programa Finisa, via governo federal, como o Corredor Santana. Neste caso, o Município aguarda liberação dos recursos pelo Banco Central para que seja possível a retomada dos trabalhos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.