em

13ª SDP incinera meia tonelada de drogas apreendidas neste ano

A 13ª Subdivisão Policial (13ª SDP) realizou a incineração de mais de 550 quilos de drogas, na tarde desta quinta-feira (26), no Distrito Industrial de Ponta Grossa. A ação foi resultado do trabalho desenvolvido pelas equipes da Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Estadual e demais forças de segurança, desde o início deste ano.

Em meio ao material destruído estavam maconha, cocaína, crack e drogas sintéticas. A 13ª SDP, sob o comando o delegado-chefe Nagib Nassif Palma, vem priorizando o combate ao tráfico, como forma de evitar outros crimes relacionados, como roubos e homicídios. “Temos a nítida percepção de que esse quantitativo é resultado do aumento nas operações nas prisões voltadas ao tráfico, com a consequente apreensão de drogas”, afirma Palma.

No total, foram 537 quilos de maconha, 8,6 quilos de cocaína, 4,5 quilos de crack, além de 102 pontos de LSD, 854 comprimidos de ecstasy e 20 pés de maconha. Somados, foram 550,3 quilos de entorpecentes incinerados. Na última incineração do tipo, foram destruídos 360 quilos de drogas, o que pode indicar um aumento real nas apreensões, embora uma parte dos itens recolhidos nas operações seja armazenada até que haja autorização judicial para incineração.

Além do aumento nas operações da Polícia Civil, e do trabalho constante da PM no combate ao tráfico na área urbana de Ponta Grossa, a Guarda Municipal (GM) também tem se dedicado a coibir e identificar as situações do chamado microtráfico.

 

Guarda Municipal

O secretário municipal de Cidadania e Segurança Pública de Ponta Grossa, Ary Lovato, acredita que a atuação da GM promove uma colaboração significativa para a desarticulação do tráfico de entorpecentes na cidade. “O microtráfico são apreensões de menos de cinco gramas, que são a maioria das realizadas pela Guarda, que atua na rua, e não com procedimento investigativo. Mas, para se ter uma ideia, em um ano foram mais de 100 quilos apreendidos, o que significa muita abordagem”, diz.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.