Menu
em

1 a cada 4 ainda não entregaram a declaração do imposto de renda em PG

O prazo finaliza em menos de uma semana, na terça-feira, dia 31 de maio.

Foto; EBC

Mais de 1 a cada 4 ponta-grossenses (27%) ainda não entregaram a sua declaração do imposto de renda da pessoa física (DIRPF). Neste ano, o prazo termina daqui menos de uma semana, na terça-feira, dia 31 de maio, e menos de 54,5 mil documentos dos 74,5 mil esperados foram finalizados – 73% da expectativa inicial.

Apesar de baixo, o índice ainda é melhor que o do ano passado, quando no mesmo dia apenas 70,5% das DIRPFs esperadas em Ponta Grossa haviam sido entregues. Os dados foram repassados pela delegacia regional da Receita Federal e contemplam as declarações entregues até às 23h59 de segunda-feira (23).

Em todos os 64 municípios abrangidos pela delegacia local o índice é um pouco maior: 76,6% das 240 mil declarações esperadas já foram entregues. Em 2021, na mesma época, o índice beirava 71,6%.

Perda de prazo

A Receita Federal alerta para o fato de quem estiver obrigado a entregar a declaração e perder o prazo estará sujeito à multa, que é de 1% ao mês sobre o valor do imposto devido, mas tem valor mínimo de R$ 165,74.  

Destinação

Para quem quiser, ainda há tempo de destinar até 3% do imposto devido para fundos das crianças e adolescentes ou idosos, incluindo aqueles de Ponta Grossa e região.  Neste caso, basta informar o valor por meio da aba “Doações Diretamente na Declaração”.

Restituições iniciam na próxima semana

No mesmo dia em que encerra o prazo para a declaração do imposto de renda referente ao ano-base 2021 (31 de maio), iniciam os depósitos do primeiro lote de restituição deste ano, que também inclui restituições residuais de exercícios anteriores. 

Pela delegacia regional de Ponta Grossa, serão restituídos R$ 25,6 milhões a 20.892 contribuintes, que neste primeiro lote são os que têm prioridade legal – ou seja, idosos acima de 60 anos, pessoas com deficiência (PcDs) e aqueles cuja maior fonte de renda seja o magistério.

A consulta foi liberada ontem (24) e pode ser feita pelo site ou aplicativo da Receita Federal voltado a smartphones e tablets.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile