em

Vídeo: PRF detalha como caminhoneiros fazem contrabando de pneus no PR

Pneus em mau estado usados para cruzar a fronteira do Paraguai. Foto: reprodução/PRF.

Na quinta feira (14), a PRF iniciou a quarta etapa da Operação Rodado de Aço em Foz do Iguaçu. A operação visa coibir uma prática que ocorre na região, quando caminhões de origem paraguaia atravessam a fronteira com pneus novos e realizam a troca e a venda desses pneus em borracharias não autorizadas, retornando para seu país de origem com pneus usados e em péssimo estado de conservação.

Leia também: Painel de 40 metros de altura muda paisagem da PR-151 em Ponta Grossa

Em todas as edições anteriores foram flagradas situações em que os caminhões rodam com pneus rasgados, que já atingiram o TWI e com os arames expostos, ou com a banda de rodagem danificada, comprometendo, dessa forma, a segurança do próprio motorista e dos demais usuários das vias.

A prática além de arriscada é criminosa, uma vez que o objetivo maior da viagem é o contrabando de pneus oriundos do país vizinho, feito dessa forma para ludibriar a fiscalização. Isso prejudica também o comércio interno e os preços dos fretes para os demais motoristas, uma vez os motoristas que agem de forma irregular cobram valores irrisórios de frete pois seu lucro está na venda de pneus.

Nas etapas anteriores, a PRF lavrou 222 autuações e recolheu 43 veículos de tração/carga que não apresentavam condições mínimas de segurança. A fim de contribuir para um trânsito mais seguro para todos, outras ações de fiscalização e educação para o trânsito são realizadas diariamente pela PRF.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.