em

Trator e gol quadrado são objetos de golpe do PIX na região

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A facilidade de transferência de valores via PIX também serviu para dar agilidade à ação de estelionatário. Nos últimos dias, tiveram destaque diversos casos de golpes aplicados com essa modalidade de pagamento. Nessa sexta-feira (12) fez duas novas vítimas na região dos Campos Gerais. Entenda a dinâmica Golpe do PIX, para não cair na lábia dos criminosos.

Golpe do PIX em Ipiranga

Por volta das 13h10 de sexta, um cidadão entrou no Destacamento da Polícia Militar de Ipiranga, onde relatou ter sido vítima de golpe na internet. Segundo ele, tudo começou ao ver um carro em um anúncio do Facebook. Ao demonstrar interesse na compra, o dono do anúncio começou a pedir dinheiro antecipado.

Segundo a vítima, o veículo trata-se de um Volkswagen Gol 1994 de cor preta, que estava sendo anunciado no Marketplace do Facebook. O rapaz, interessado no veículo, entrou em contato com o anunciante e começou a conversar com ele.

Momentos depois, o dono do anúncio pediu fotos dos documentos da vítima, como o RG, CPF e dados referentes à residência e a vítima mandou. Além disso, foi pedido para a vítima um valor de entrada, para poder pegar o automóvel. A vítima enviou o valor via PIX, a partir do banco de sua esposa, para o dono do anúncio.

Após isso, o rapaz foi bloqueado nas redes sociais e perdeu contato com o anunciante. Ciente
de que tinha caído em um golpe, o rapaz procurou a PM para registro do boletim de ocorrência. A vítima foi devidamente orientada quanto aos procedimentos cabíveis.

Golpe do PIX em Teixeira soares

Já em Teixeira Soares, por volta das 17h50, a PM foi acionada e se deslocou até localidade de Rio de Areia. No local, em contato com a vítima, esta relatou ter vindo de Santa Catarina até Teixeira Soares. O motivo da viagem foi para concluir a aquisição de um trator.

O veículo estava em anúncio de venda pelo Facebook. O comprador relatou ter feito um PIX com valor equivalente ao anúncio. Somente percebeu ter caído em um golpe quando chegou ao local para retirar a máquina.

Ao conversar com o proprietário do maquinário que teria feito o anúncio, foi observado que não havia sido creditado valor algum em sua conta. Nesse momento, ambos confirmaram ter sido aplicado um golpe no potencial comprador. Após o registro dos fatos, as partes foram devidamente orientadas dos procedimentos a serem adotados junto à polícia judiciaria.

Outros detalhes sobre o Golpe do PIX

O Governo Federal chegou a publicar um texto com orientações para que a população evite cair no “Golpe do PIX”. Porém, os crimes dessa natureza continuam a ocorrer e, com diferentes variações. Leia aqui a matéria detalhando como fugir do golpe.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.