Menu
em

Polícia rastreia mercado ilegal de peças de carros em PG

Motocicleta da PM junto a Chevrolet/Corsa recuperado. Foto: Divulgação/PMPR.

As Polícias Militar e Civil têm trabalhado de maneira conjunta na recuperação de carros furtados em Ponta Grossa e outras cidades da região. De muitos destes carros são retiradas peças que abastecem um mercado ilegal de partes automotivas em um articulado esquema de distribuição.

Leia também: Estudante de 23 anos morre e causa comoção em PG

Apenas na quarta-feira (21), quatro veículos com alerta de furto foram recuperados na cidade. Destes, dois foram achados abandonados na via pública. Tratavam-se de dois VW/Gol de cor verde. Um furtado no dia 17 de dezembro e o outro no dia seguinte – o Gol é um dos modelos preferidos dos ladrões. Os carros foram achados na Rua Jacob Raitz, Jardim Carvalho, e na Rua Adolfo Novakowski, Uvaranas. 

É um padrão que já está se tornando recorrente em Ponta Grossa: carros que são furtados e aparecem abandonados entre três a cinco dias depois. “Estes furtos de veículos acabam sendo realizados com o objetivo da subtração de peças e acessórios, depois abandonam o carro”, afirma o delegado da Polícia Civil, Maurício Souza da Luz.

Além dos Gols, a Polícia Militar recuperou na quarta-feira (21) um Chevrolet/Corsa, de cor azul, no Centro de PG. O carro estava estacionado na Rua Saldanha Marinho, ao lado de um estabelecimento comercial, mas tinha alerta de furto. O carro foi apreendido e um suspeito, que estava com o veículo, foi encaminhado à 13ª Subdivisão Policial.

Outro VW/Gol foi furtado durante a quarta-feira. Este de cor cinza, deixado na Rua Professor Cardoso Fontes, Bairro Ronda. Aqui, os policiais agiram rápido e localizaram o veículo pouco depois da denúncia do proprietário. O veículo foi encontrado na Rua Ibaiti, também na Ronda.

O delegado Maurício Souza da Luz explica que existe um procedimento padrão para restituir o veículo furtado ao proprietário. “É preciso realizar um procedimento de vistoria e de baixa do alerta de furto/roubo da placa, para que o proprietário possa voltar a rodar com ele”, conclui.

O mercado ilegal de peças dá indícios de ser sofisticado a ponto de furtos e recuperações registrarem casos intermunicipais, como neste exemplo em que um carro furtado em Curitiba foi achado em Ponta Grossa, junto a outro veículo de motor adulterado.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile