em

Polícia ouve suspeitos de pirâmide financeira em Ponta Grossa

Foto: José Aldinan / Arquivo DC

A 13ª Subdivisão Policial (13ª SDP) realizou, nesta quarta-feira (10), os interrogatórios dos dois principais suspeitos de envolvimento em esquema de pirâmide financeira em Ponta Grossa. Ambos compareceram à delegacia acompanhados pelos advogados e prestaram suas declarações. Segundo o delegado Gabriel Munhoz, durante o interrogatório foram levantados nomes de outras pessoas envolvidas. Possivemente, seja possível identificar os proprietárias do aplicativo de smartphone supostamente usado para maquiar o esquema de pirâmide.

Sequestro de valores


A PCPR vai buscar outros responsávels e destaca que já foram deferidas pelo Poder Judiciário medidas cautelares que incluem o sequestro de valores nas contas bancárias, no montante de R$ 1 milhão, de cada investigado.
“O inquérito agora tomará novo rumo para identificar o responsável por disseminar e angariar um número indeterminado de pessoas para obtenção de ganhos ilícitos, e também por elaborar o aplicativo e colocar nas lojas de Android e Apple”, comentou o delegado.

Orgnaização criminosa


O objetivo final é chegar ao líder da organização. “Em relação a Ponta Grossa, existem outras pessoas que participavam da disseminação e de angariar pessoas para fazer parte da piramide financeira e os fatos serão minuciosamente analisados ao longo do próximo mês, para que o Ministério Público possa dar encaminhamento adequado”, acrescentou Munhoz.
Caso seja necessário, e as investigações tomem esse rumo, será instaurado novo inquérito por lavagem de dinheiro, representado por novas medidas cautelares.

O que é pirâmide financeira?


Pirâmide financeira é um esquema fraudulento em que investidores são atraídos com a promessa de ganhos fáceis caso façam aportes financeiros, podendo obter tanto mais lucros quanto mais novos investidores puderem atrair. A fraude costuma ocorrer até que não se consiga mais recrutar participantes, o que gera prejuízos para aqueles que entram no esquema por último. A definição é da Agência Senado, descrita em recente matéria sobre Projeto de Lei voltado ao tema.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.