Menu
em

PCPR prende suspeito de cinco furtos em cerca de um mês

Foto: reprodução/PMPR.

Na quinta-feira (31) foi cumprido pela Polícia Militar mandado de prisão preventiva de suspeito do cometimento de diversos furtos na cidade de Rebouças, sendo cinco deles num período de cerca de um mês. O indivíduo de 34 anos é suspeito de ter efetuado dois furtos em um centro automotivo da cidade nos dias 22 e 29 do mês de junho.

Leia também: Morre o pai da ex-deputada Joice Hasselmann em Ponta Grossa

Nas ocasiões, equipe da Polícia Civil compareceu ao local a fim de tentar colher informações e indícios de possível suspeito. Analisando as imagens de câmeras de segurança do local, não era possível identificar o suspeito, apenas se podendo analisar o modo de execução por ele adotado.

No dia 23 de julho, houve o registro de boletim de ocorrência de furto ocorrido em outro centro automotivo. Equipe da Polícia Civil compareceu ao estabelecimento a fim de colher mais informações sobre o suspeito, e novamente, as imagens de câmeras de segurança obtidas não permitiam a identificação facial do indivíduo. Contudo, foi possível analisar o modo de execução similar ao furto ocorrido no mês de junho, bem como pode-se destacar alguns detalhes das vestimentas do autor do delito.

No dia 25 de julho, dois dias após, foi registrado um novo Boletim de Ocorrência noticiando o furto de um aparador de grama de uma residência. Com base na descrição dos fatos pela vítima, investigadores da Delegacia de Rebouças passaram a buscar possíveis câmeras de monitoramento que teriam registrado o trajeto realizado pelo autor do furto.

Em uma das imagens obtidas, foi possível identificar um homem, carregando pela rua um aparador de grama, compatível com o objeto furtado, tendo chamado a atenção da equipe de investigação que ele trajava roupas semelhantes àquelas utilizadas pelo autor do furto ocorrido no dia 23 de julho.

Posteriormente, foi registrado novo Boletim de Ocorrência, em 27/07/2023, noticiando novo furto no estabelecimento comercial furtado em 23/07/2023, aplicando-se o mesmo modo de execução.

Ciente de tal forte coincidência, apontando para a mesma autoria para todos os casos, a Polícia Militar foi informada sobre tais aspectos acima destacados das vestimentas do suspeito.

Durante abordagem policial, em operação de rotina, no dia 29/07/2023, equipe da Polícia Militar verificou um indivíduo cujas vestes seriam compatíveis com as características descritas acima e prontamente informaram a Polícia Civil.

Capturadas imagens do momento da abordagem, pode-se comparar as roupas utilizadas pelo indivíduo abordado, com aquelas utilizadas pela pessoa que teria praticado os furtos, conforme imagens anteriormente obtidas.

Diante de tal compatibilidade, afastou-se mera coincidência ou casualidade, entendendo-se haver elementos suficientes para se afirmar que há fortes indícios de que o autor dos furtos cometidos nos dias 22 e 29 de junho e 23, 25 e 27 de julho era a pessoa abordada no dia 29 de julho.

Por fim, na data 11/08/2023, foi registrado o Boletim de Ocorrência em que o noticiante, proprietário de um casa de chaves e outras ferramentas, informou que o mesmo indivíduo, teria tentado furtar objetos de seu estabelecimento, utilizando-se de uma espécie de vara ou barra, para alcançar máquinas e/ou ferramentas, desistindo ao ouvir o alarme de segurança do estabelecimento.

De posse de tais elementos de materialidade e indícios de autoria, o Delegado de Polícia da Delegacia de Rebouças representou pela prisão preventiva do indivíduo, considerando-se a prática reiterada de furtos qualificados.

Após parecer favorável do Ministério Público, foi decretada a prisão preventiva pelo Poder Judiciário e cumprido o respectivo mandado de prisão pela Polícia Militar, nesta quinta-feira, 31/08/2023.

A prisão teve por fundamento a garantia da ordem pública, considerando a reiteração delitiva do suspeito. Tal situação é uma demonstração da relevância da atuação conjunta e cooperativa das forças de segurança, seja na troca de informações, seja na adoção de diligências.

Também se deve destacar a relevância da participação da própria população, tanto as vítimas que prontamente registram as ocorrências, permitindo que a Polícia Civil tomasse ciência dos fatos, a fim de se iniciar as diligências investigatórias, bem como no fornecimento de subsídios para as investigações, uma vez que o presente caso contou com o fornecimento de imagens de câmeras de segurança de estabelecimentos comerciais vizinhos aos locais em que os furtos ocorreram, permitindo a análise das imagens e respectiva elaboração de relatório investigação, que desaguou na identificação do provável autor dos furtos e possibilitou sua prisão.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile