em

Mulher é vítima de ‘Trava Zap’ em Irati, veja como não cair em golpes

Foto: Arquivo DC

Uma mulher foi vítima de estelionato por vias eletrônicas na cidade de Irati. Por volta do meio-dia de terça-feira (31), a vítima compareceu à sede da Polícia Militar, denunciando que recebeu pelo aplicativo WhatsApp um link de uma notícia da região. Ao clicar, o app da vítima parou de funcionar imediatamente.

Leia também: Conta de água por apenas R$1 no PR; saiba se tem direito ao desconto

Pouco depois, os estelionatários se passaram pela vítima para pedir dinheiro aos contatos dela. A mulher também relatou à PM que tem medo de que suas contas bancárias sejam violadas. Os policiais emitiram o BO e orientaram a usuária a entrar em contato com o suporte do WhatsApp.

Trava Zap: como não cair em golpes

Os golpes conhecidos como ‘Trava Zap’ são malwares enviados a usuários do WhatsApp, os quais podem inutilizar o aplicativo, ou até mesmo se apropriar da conta do da vítima para mandar mensagens a outras pessoas e/ou roubar dados, segundo o Serasa

Normalmente, este tipo de golpe vem na forma de mensagens com links de ofertas, promoções, brindes, curiosidades e notícias falsas. Os links, por vezes, podem até simular o formato de sites reais, dificultando aos usuários reconhecer o site fraudulento.

Para evitar os golpes, é importante ter certeza de que o link que você está clicando é de confiança, observando o formato dos caracteres. Desconfie também de ofertas abaixo do mercado ou sites enviados por contatos desconhecidos. Na dúvida, não clique e bloqueie o contato suspeito.  

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.