Menu
em

PM detém mulher que espalhou fake news em Irati

Mulher foi encaminhada à delegacia de Irati / Imagem: Google Street View

A Polícia Militar de Irati encaminhou para a delegacia de Polícia Civil uma mulher de 33 anos que, na manhã de sexta-feira (14), espalhava fake news em grupos de Whatsapp.

Propagar fake news

A situação foi por volta das 10h30, quando a equipe se deslocou até o Bairro Engenheiro Gutierrez onde, segundo informações, uma mulher estava a propagar fake news com mensagens de ameaças referente a ataques em escolas.

No local, a equipe contatou a moradora, que havia compartilhado vídeo em grupos. Ela afirmou que queria alertar outras pessoas, mas não havia verificado se havia veracidade nos conteúdos, antes de compartilhar. Conforme verificado pela PM, o grupo no qual ela havia compartilhado o conteúdo tem mais de 600 participantes.

Produção de pânico

Essa conduta pode vir a gerar pânico. Por se enquadrar no art. 41 de contravenções penais, “provocar alarma, anunciando desastre ou perigo inexistente, ou praticar qualquer ato capaz de produzir pânico ou tumulto”, conforme explicaram os policiais. A mulher foi encaminhada à delegacia.

Orientações sobre fake news

A Polícia Civil vem alertando a população a respeito do cuidado no encaminhamento de fake news. Estudos apontam que replicar essas notícias pode aumentar o risco de ataques a escolas, devido ao “efeito contágio”. Pessoas com transtornos mentais podem se sentir impelidas a praticar atos criminosos, lendo as notícias. Muitas vezes, essas publicações sequer são sobre acontecimentos reais. (Clique aqui para ver as orientações da polícia)

Leia também:

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile