Menu
em

Madeireira e proprietário de terra são autuados por derrubar araucárias

Foto: Pixabay.

Dois homens foram autuados por crimes ambientais na cidade de Ivaí durante a tarde da terça-feira (21). O proprietário de um um terreno no qual estão araucárias protegidas por lei, na localidade de Lajeadinho, e o dono de uma madeireira, na localidade de Bom Jardim do Sul, vão responder pelo desmatamento e pela receptação de produtos florestais sem licença.

Leia também: Mulher joga crack no chão e sai correndo ao ver viatura no Centro de PG

A Polícia Militar recebeu denúncias de que estaria havendo derrubada de árvores em extinção na referida propriedade. Deslocando-se ao local, perceberam que às margens de uma plantação de soja havia uma clareira aberta e o terreno estava claramente impactado por trator. A equipe ainda encontrou galhos, copas e raizes de araucárias no local, que foi fotografado e filmado pelas autoridades.

Não havia ninguém no local, mas a PM se deslocou para encontrar o possível proprietário do terreno, cuja localização foi informada por populares. Durante o deslocamento, os policiais abordaram um veículo Ford/Del Rey, com dois ocupantes – um homem de 40 anos e outro de 26.

Um deles confessou ter feito a derrubada e também disse ser o responsável pelo terreno. Cerca de 4,5 metros cúbicos de floresta foram desmatados. A madeira foi levada para beneficiamento em uma madeireira do município. O homem foi orientado a interromper o desmatamento e a Polícia Ambiental foi acionada para realizar os procedimentos cabíveis.

Depois, os policiais foram até a madeireira e, em diálogo com o proprietário da empresa, descobriram que a madeira já havia sido beneficiada, resultando em cerca de 600 centímetros cúbicos de material. O gerente disse ainda que apenas realizou o beneficiamento, sendo o proprietário da terra também responsável pela madeira. Revelou que o seu cliente, inclusive, já havia levado parte dos objetos.

O madeireiro foi levado para a sede da PM de Ivaí para lavrar termo circunstnaciando por receptação. A Polícia Ambiental do Posto Vila Velha em Ponta grossa e a Polícia Civil de Imbituva prosseguirão com as investigações.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile