em

Estudantes podem ser expulsos da UEPG por racismo

(Foto: UEPG/Divulgação)

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) afastou cautelarmente estudantes envolvidos em caso de racismo. Com base na denúncia recebida nesta semana a partir de grupos de mensagens de alunos da Universidade, a instituição emitiu nota informando que determinou o afastamento cautelar de sete acadêmicos.

Em até 30 dias, com o término do inquérito administrativo que apura o caso, os infratores podem sofrer as medidas disciplinares previstas no regimento institucional. “Uma das possibilidades de resultado é a exclusão dos estudantes do quadro discente da instituição”, avisa a Universidade.

De acordo com a UEPG, a conclusão do inquérito será enviada ao Ministério Público do Paraná, que investiga o caso desde o mês passado, quando a denúncia foi encaminhada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) da UEPG.

Entretanto, o caso ganhou repercussão nesta semana, especialmente nas redes sociais. Outros acadêmicos passaram a exigir providências por parte da Universidade, que ainda não havia se manifestado sobre o caso.

Inclusive, estudantes estão marcando manifestações para os próximos dias nos dois campi da UEPG. O primeiro será nesta sexta-feira (23), às 11h, em frente ao RU do Campus Uvaranas. A segunda manifestação estudantil está agendada para segunda-feira (26), às 17h, no Campus Central.

Na nota emitida nesta quinta (22), a UEPG diz que vai reforçar campanhas para evitar casos similares na instituição. “Complementarmente às campanhas já realizadas historicamente pela Universidade, a UEPG intensificará ações de sensibilização sobre direitos humanos junto à comunidade interna”, conclui.

Denúncia

De acordo com a denúncia, os acadêmicos envolvidos no episódio são do curso de Agronomia da UEPG. Durante troca de mensagens em grupo interno de Whatsapp, os estudantes usavam ‘figurinhas’ de cunho racista, homofóbico e com apologias ao nazismo.

O portal Plural publicou em reportagem própria as supostas mensagens que teriam sido trocadas pelos acadêmicos. Veja aqui.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.