em

Estatísticas sugerem redução da criminalidade em PG

Foto: Arquivo DC

Forças policiais de Ponta Grossa apontam para a redução gradual da criminalidade nos últimos meses. Alguns dos principais crimes que estavam em alta na cidade como furtos, roubos e tráfico de drogas apresentaram uma diminuição principalmente no mês de julho, conforme apontou a Polícia Militar. A análise da redução também foi feita com base nas estatísticas divulgadas pela Guarda Civil Municipal (GCM).

Um balanço das operações durante o mês passado, com base nos dados obtidos por meio de boletins de ocorrência da GCM, foi divulgado na última terça-feira (9) pela Divisão de Inteligência e Apoio Técnico (DIAT). Ao todo, a Guarda Municipal atendeu 222 ocorrências no último mês – média pouco superior a sete por dia.

No período, 56 pessoas foram presas pelos agentes. Dentre os casos, 23 se enquadram em violência doméstica. O balanço também contabilizou que os agentes municipais cumpriram oito mandados de prisão, recuperaram dois veículos e atenderam 20 casos em patrimônio público. A pedido da reportagem do Diário dos Campos, o órgão repassou dados complementares referentes aos meses de maio e junho.

Em maio, foram atendidas 249 ocorrências onde 65 pessoas foram presas. Quatorze mandados de prisão foram cumpridos naquele mês, quatro veículos foram recuperados e 16 casos foram atendidos em prédios públicos. No mês seguinte, o número de ocorrências caiu para 231 e as prisões totalizaram 57 no mês de junho.

Os agentes municipais cumpriram 14 mandados de prisão, recuperaram três veículos e atenderam 21 situações em prédios públicos. As ocorrências de violência doméstica mantiveram o mesmo número, onde 23 situações foram atendidas pelos agentes em cada mês.

Redução

A secretária de Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, afirmou que os dados de julho, se comparados a maio e junho, refletem a redução da criminalidade na cidade. “A GCM trabalha por demanda e a solicitação é feita via 153. Podemos ver que as demandas reduziram nos últimos meses, o que aponta para uma queda nos crimes”, apontou.

Tânia destaca ainda para a redução dos usuários de drogas nas praças centrais. “Acalmou até a presença de usuários e pessoas comercializando drogas nestes locais. Tudo isso é resultado das ações da Guarda Municipal nos meses anteriores”, disse a secretária.

Tráfico

Ainda sobre o tráfico de drogas, esse foi um dos crimes que apresentou maior redução nos últimos meses. “Alguns crimes nos preocupavam muito e o tráfico de drogas é um deles. Isso se deve as operações que temos realizado. Nas últimas semanas, as apreensões de drogas pela PM ultrapassaram duas toneladas e nós seguimos empenhados na resolução desses problemas”, destacou o tenente-coronel Marcos Ginotti, comandante do 1º Batalhão da PM.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.