Menu
em

Zero Resíduos vence segunda fase da maior obra de recuperação ambiental do Paraná

A obra consiste na recuperação de mais de 92 mil metros quadrados de área contaminada por carvão mineral (foto: divulgação)

A empresa ponta-grossense Zero Resíduos, especializada em fornecer soluções de coleta, remoção, tratamento e gestão de resíduos, iniciará em breve a segunda fase da maior obra de recuperação ambiental já realizada no estado do Paraná, que está sendo executada para a APPA – Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina.

A obra consiste na recuperação de mais de 92 mil metros quadrados de área contaminada por carvão mineral, em camadas de diversas espessuras ao longo do terreno. A Zero Resíduos foi a empresa responsável pela primeira etapa de obras, concluída ainda em 2022, e agora venceu novamente a licitação, para execução da etapa final.

O serviço consistiu na remoção e destinação final de todo o contaminantes, localizado em um terreno no Terminal Portuário Barão de Teffé, na cidade de Antonina, litoral do estado.

Todo o resíduo removido do terreno foi segregado, classificado, e enviado para destinações finais licenciadas. Foram mais de 1.300 viagens de caminhão, totalizando 46.682 toneladas de resíduos removidos, e para recompor a área, a empresa levou 54.100 toneladas de solo, totalizando outras 1.550 viagens.

Segunda fase das obras

Nesta segunda fase de obras, estima-se a retirada de mais 36.000 toneladas de resíduo, e a recomposição de todo o terreno com solo descontaminado. A obra tem previsão de duração de 12 meses, e deve movimentar novamente o local, com a contração de colaboradores, veículos e equipamentos para realização.

Vítor Borsato, Diretor de Negócios do Grupo Philus, ressalta que as obras são desafiadoras, mas, que a Zero Resíduos está preparada para a próxima etapa. “Na primeira fase, nossas equipes fizeram um trabalho excelente. Agora, a obra tem uma proporção um pouco menor, o que deve reduzir o tempo de trabalho, e com isso, a recuperação ambiental daquele local”.

O contrato será novamente executado em consórcio com a empresa Solvi Essencis, empresa do Grupo Solvi, sediada em Curitiba, Paraná. Atualmente, o terminal portuário é utilizado como pátio de apoio logístico relacionado à operação dos Terminais Portuários da Ponta do Félix.

Leia mais: UEPG abre processo seletivo para professores colaboradores

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile