Menu
em

Vila Velha recebe certificação pelo trabalho inclusivo para autistas

O Parque Vila Velha foi reconhecido como parque natural inclusivo para pessoas autistas. A certificação é da Organização Neurodiversa Pelos Direitos das Pessoas Autistas, em parceria com o Instituto ICO Project, projeto de ação de social que visa melhorar a qualidade de vida de pessoas com autismo, e a Secretaria do Desenvolvimento Social e Família do Paraná (Sedef).

A certificação destaca a preocupação do Parque Vila Velha em atender a todos os tipos de público, prezando pela diversidade e inclusão social. “Ficamos lisonjeados de termos as nossas práticas reconhecidas e por sermos o primeiro Parque Natural Inclusivo Para Pessoas Autistas no Brasil. Sinal de que nossas ações priorizam não só a relação com o meio ambiente, mas também o relacionamento com o nosso público, respeitando as diversidades e priorizando aqueles que necessitam de atendimento diferenciado”, afirmou o gestor do Parque Vila Velha, Leandro Ribas.

“Isso serve de modelo para os outros parques. É preciso que o eles sejam receptivos e tenham uma capacitação no sentido de entender o que é o autismo, conhecer os símbolos do autismo e oferecer o melhor atendimento para este público”, disse Felipe Braga Cortês, coordenador de Políticas para Pessoas com Deficiência da Sedef.

Carteirinha

A pessoa autista tem direito à emissão de uma carteira que declara a sua condição e lhe confere direitos. Por meio dela, os atendimentos em espaços públicos e privados devem ser prioritários, além da identificação mais rápida, das pessoas com autismo. No Paraná, mais de 8 mil carteirinhas já foram emitidas. Ela é confeccionada de forma digital, por meio do site: www.carteiradoautista.pr.gov.br.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile