em

Vídeo: rastro de fogo no céu chama atenção de moradores no Paraná

Foto: Reprodução/GMC

Registros feitos entre a noite da quarta-feira (21), e a madrugada desta quinta (22), em diferentes regiões do Paraná, mostram um forte rastro de fogo cortando o céu rapidamente.

Um deles foi o vídeo de uma moradora de Maringá, que estava indo fechar a janela do quarto quando viu a cena. “Não é todo dia que a gente vê algo assim no céu. Chamei meu marido para ver e comecei a fazer o vídeo”, conta.

O que é o rastro luminoso no céu?

Segundo a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros, os rastros que pareciam de meteoros ou meteoritos eram, na verdade, lixo espacial. Mais precisamente, a reentrada de um satélite da rede Starlink (STARLINK-2719) que recentemente foi descomissionado.

O satélite fazia parte da constelação de satélites Starlink da SpaceX, projetada para fornecer internet de alta velocidade globalmente. Com o tempo, muitos desses satélites deixam de estar em órbita e reentram na atmosfera terrestre. Na reentrada, o objeto é totalmente consumido pelo calor gerado na reentrada, formando o rastro de fogo visto cruzando os céus até ser desintegrada. A queda de lixo espacial é um fenômeno cada vez mais frequente, dado o aumento no número de satélites em órbita.

*Leia a matéria completa no portal GMC Online, parceiro de conteúdo do DCmais.

Veja o vídeo:

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.