Menu
em

Vídeo: primavera começa no domingo e promete temporais

Foto: José Aldinan / DCmais

A nova estação, primavera, inicia oficialmente neste domingo (22), às 9h44. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o período é propício para a formação de temporais. Não estão descartadas as ocorrências de tempestades de granizo nesta primavera no Paraná, além de fortes vendavais, especialmente nos últimos meses da estação.

Primavera no Paraná

De acordo com o meteorologista Lizandro Jacóbsen, esta primavera será regida pelo fenômeno climático La Niña. Porém, sua atuação deve ocorrer mais à segunda metade da estação, entre final de novembro e início de dezembro.

https://dcmais.com.br/wp-content/uploads/2024/09/SIMEPAR-EDITADO.mp4

“Por enquanto, os impactos serão mínimos, passando por um período de ‘neutralidade’ no Estado, com o retorno natural das chuvas nesta época do ano. A gente saiu de uma das piores secas dos últimos anos e de temperaturas elevadas, com médias bem superiores às normais climatológicas”, explica Jacóbsen. O fenômeno La Niña deve afetar, principalmente, o próximo verão, que inicia em 21 de dezembro.

“Além disso, as águas do Oceano Atlântico Sul e a temperatura média do ar sobre a América do Sul continuarão mais quentes que o normal”, afirma o também meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib.

Primeiro dia de primavera no Paraná

Segundo o Simepar, o primeiro dia da estação será quente com pouca chuva em todas as regiões. O tempo fica ensolarado nas regiões Norte, Noroeste, Norte Pioneiro, Sudoeste e Oeste. Permanece nublado na Capital, Litoral, Sudeste e Sul.

Tempo nos Campos Gerais

Nos Campos Gerais, o sol brilha em Telêmaco Borba, mas as nuvens predominam em Ponta Grossa e Jaguariaíva. A temperatura mínima prevista é de 15ºC em Guarapuava, Jaguariaíva, Ponta Grossa e na Capital. A máxima deve atingir 33ºC em Paranavaí, Umuarama, Maringá, Londrina, Jacarezinho e Guaíra.

Temperaturas acima da média

A previsão indica que as temperaturas médias do ar ficarão acima da normalidade para a estação em todo Paraná. De acordo com os dados históricos, os maiores valores de temperaturas máximas são habitualmente registrados nas regiões Oeste, Sudoeste, Norte e Litoral. Em outubro, a chuva deve seguir o padrão de normalidade. Em novembro e dezembro, fica entre próxima e abaixo da média histórica em todas as regiões.

Alerta de tempestades

Por ser considerada uma estação de transição entre o inverno e o verão, a primavera favorece a ocorrência de eventos meteorológicos severos como rajadas de ventos fortes, granizos, alta incidência de raios e chuvas volumosas.

A previsibilidade desses episódios é desafiadora e muito difícil de ser realizada com grande antecedência. Por esse motivo, o monitoramento sistemático das condições meteorológicas e a emissão de alertas de curto prazo são essenciais para prevenir e mitigar os efeitos na sociedade.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Deixar uma Resposta

Sair da versão mobile