em

Universidades do PR registram baixa procura por cursos presenciais

Foto: Divulgação

A cada ano sobram mais vagas em cursos presenciais nas instituições de ensino públicas e privadas de Foz do Iguaçu. Em 2021, um total de 5.376 ficaram ociosas, conforme levantamento da Hoper Educação.

Cursos presenciais

Neste ano, a situação não é diferente. Somente em julho, duas instituições públicas, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), anunciaram chamadas para o preenchimento de 580 vagas em vários cursos de graduação.

A procura pelos cursos presenciais começou a dar sinais de enfraquecimento antes mesmo da pandemia e ganhou força recentemente. Para se ter uma ideia, em 2021 as matrículas na modalidade de ensino a distância (EaD) já predominavam na rede privada de Foz do Iguaçu.

Quantidade de matriculas

Naquele ano, um total de 37 instituições particulares ofertou curso de graduação na cidade, resultando em 7.758 matrículas na modalidade EaD contra 6.730 presenciais, conforme a Hoper. A expectativa da Hoper é a de que a EaD em Foz mostre crescimento de cerca de 18% entre 2022 e 2023.

O número de matrículas presenciais diminui à medida que aumenta o da modalidade do ensino a distância. E nesse cabo de força, quem leva vantagem é a rede privada, que hoje detém a maior parte da oferta de EaD no país. “Estamos em um novo momento do mercado da educação, e a rede pública demora mais para dar uma resposta”, analisa Paulo Presse, coordenador de Estudos de Mercado da Hoper.

Realidade digital nas Universidades

Na avaliação de Presse, os alunos hoje estão mais próximos da realidade digital. E para esses estudantes o conceito de ensino é muito diferente do que gestores e professores trabalham atualmente em sala de aula.

Entre 2019 e 2021, o encolhimento das matrículas presenciais nas instituições situadas na região de Foz do Iguaçu chegou a 16%, acima da média do Paraná, que foi de 10%.

Conforme a Hoper, atualmente Foz tem cerca de sete mil universitários na rede pública de ensino e outros oito mil na rede privada. Na rede pública, apenas a Unicentro ofertou cursos EaD para Foz do Iguaçu em 2021.

Situação no país

A sobra de vagas não é uma realidade exclusiva de Foz do Iguaçu e acompanha uma tendência nacional da educação, segundo estudos da Hoper. A redução no número de matrículas na modalidade presencial começou em 2015, impulsionada pela crise econômica e retração na oferta do Financiamento Estudantil (Fies).

Leia a matéria completa no portal H2Foz, parceiro do DCmais.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.