em

UFPR promove “Batalha de Dados” em parceria com Itaú

Foto: Reprodução

O Departamento de Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove, em parceria com o Itaú Unibanco e com o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), a “Batalha de Dados – Budokai Externo / Segundo hackathon do Grupo CiDAMO”, competição envolvendo um problema de Ciência de Dados. O evento será realizado entre os dias 21 e 24 de fevereiro de forma remota. O público-alvo são os estudantes da UFPR, mas universitários e pós-graduandos de todo o Brasil podem participar.

Na maratona de programação, os alunos deverão desenvolver uma ferramenta de projeções do volume de commodities do Paraná para solucionar um desafio do agronegócio. Ao prever o volume de produção de uma safra em dados, os alunos auxiliam produtores rurais na negociação de empréstimos e financiamentos, dando mais garantias para instituições bancárias.

Os estudantes poderão participar individualmente, em duplas ou trios. Os campeões receberão seis meses de acesso gratuito à Alura, plataforma de cursos em tecnologia e programação, e mais R$ 2 mil em voucher. Os segundos colocados também terão acesso à Alura e mil reais em voucher.

Pela primeira vez, esse evento, desenvolvido frequentemente pelo Itaú Unibanco, será organizado em parceria com o grupo de pesquisa Ciência de Dados, Aprendizagem de Máquina e Otimização (CiDAMO) da UFPR, que também já promoveu outros hackathons de menor porte.

“O objetivo é oportunizar o desenvolvimento técnico dos alunos, o contato deles com as empresas e o desenvolvimento de habilidades técnicas e interpessoais”, afirma o professor do Departamento de Matemática e coordenador do CiDAMO, Lucas Pedroso.

Para participar, é necessário ter mais de 18 anos e estar matriculado em curso superior de graduação ou em curso de pós-graduação, além de possuir conhecimentos de programação, aprendizagem de máquinas e Ciência de Dados. As inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de fevereiro neste link. As vagas são limitadas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.