Menu
em

UFPR celebra centenário em cerimônia com a presença do governador Beto Richa


O governador Beto Richa participou na noite desta quarta-feira (19), no Teatro Guaíra, em Curitiba, da solenidade em comemoração ao centenário da Universidade Federal do Paraná. Fundada em 1912 por Victor Ferreira do Amaral, a UFPR foi a primeira universidade do Brasil. “Nestes cem anos de existência, a instituição se projetou como o mais importante núcleo gerador de ideias e de formação da inteligência paranaense”, disse o governador.

Richa agradeceu o trabalho dos profissionais da instituição e enumerou fatos históricos que marcaram os 100 anos desde a criação da Universidade. “São inúmeros os talentos aqui formados e que dedicaram o melhor de suas vidas para o desenvolvimento econômico, social, cultural e científico do Paraná”, afirmou.

Durante o evento, foi apresentado o relatório de atividades deste ano. Houve também homenagens a estudantes, professores e técnicos administrativos da Universidade, representados respectivamente pelo Diretório Central dos Estudantes, pelo docente ativo mais antigo e pelo técnico que trabalha há mais tempo na instituição.

Foi lançado ainda o selo comemorativo do aniversário da UFPR. Após o evento, os participantes foram à Praça Santos Andrade, onde foi realizada a apresentação da fachada restaurada do prédio histórico, com iluminação especial cedida pela prefeitura de Curitiba.

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, disse que a instituição vive um momento de resgate da história. “A Universidade Federal é motivo de orgulho pelas contribuições que deu para a sociedade paranaense ao longo de um século. É uma instituição construída com determinação e ousadia”, afirmou.

HISTÓRICO – A Universidade do Paraná começou com 97 alunos e cinco cursos superiores: Direito, Engenharia, Farmácia, Odontologia e Medicina. No ano do seu centenário, oferece 112 habilitações na graduação e 111 cursos de mestrado e doutorado em todas as áreas do conhecimento, entre outras tantas oportunidades de aprimoramento para cerca de 30 mil alunos, 2.280 professores e 3.640 técnicos administrativos.

Alcançou o 7º lugar no Ranking Universitário Folha (RUF), pesquisa feita pelo jornal Folha de São Paulo, que avaliou 232 instituições de ensino superior, sendo 191 universidades e 41 faculdades ou centros universitários em quatro quesitos: pesquisa, ensino, reputação no mercado de trabalho e inovação.

Desenvolve com a comunidade inúmeros programas e projetos de extensão com foco nos direitos fundamentais da cidadania. Os professores, servidores técnico-administrativos e alunos são protagonistas no cenário da ciência, tecnologia e inovação. A UFPR também é a maior fonte de patentes do Paraná, com 200 pedidos registrados.

A expansão da UFPR motivou a criação de múltiplos campi, com quatro em Curitiba e outros no interior do estado, em Pontal do Paraná, Matinhos e Palotina, compondo mais de 9.000 km² de área física. Disponibiliza atendimento à população em dois hospitais universitários em Curitiba, Hospital de Clínicas e a Maternidade Victor Ferreira do Amaral, e dois hospitais veterinários, em Curitiba e Palotina.

Estiveram presentes na cerimônia o vice-governador Flávio Arns; o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci; o prefeito eleito de Curitiba, Gustavo Fruet, além de vereadores, lideranças empresariais, alunos e professores.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile