Menu
em

UEPG integra ranking mundial de jovens Universidades

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) encontra-se entre as 250 universidades, de 55 países, avaliadas como as melhores instituições de ensino superior com até 50 anos de fundação, segundo a publicação britânica Times Higher Education (THE). Como assinala a pesquisa, estar entre as mais jovens universidades no ranking THE é uma conquista significativa porque se trata de rankings destacados, no mundo, como abrangentes, equilibrados e confiáveis – e recurso importante para acadêmicos, estudantes, indústrias e por governos globalmente.

Os indicadores de performance da pesquisa foram agrupados em cinco áreas: Ensino (ambiente de aprendizagem); Pesquisa (volume, rendimento e reputação); Citações (influência de pesquisa); Perspectiva Internacional (equipe, estudantes e pesquisa); e renda da indústria (transferência de conhecimento). Neste aspecto, a metodologia foi cuidadosamente reequilibrada, para refletir as características especiais das jovens universidades. Com dados de mais instituições, o ranking THE de jovens universidades explora o crescimento da educação superior.

O ‘Young University Rankings 2018’ traz apenas cinco universidades brasileiras. A melhor colocada é a Universidade Federal do ABC – UFABC (SP), fundada em 26/7/1976, ocupando a colocação entre o 151ª e 200º lugar. Em seguida aparece a Universidade Estadual Paulista – Unesp (SP), criada em 30/1/1976, também entre 151º e 200º. Depois vem a Universidade Federal de Pelotas – UFPEL (RS), criada em 8/8/1969, situada entre as posições 201º e 250º; Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, fundada em 1º/12/ 1968, entre 201º e 250º; e a UEPG, criada em 6/11/1969, igualmente entre 201º e 250º.

A publicação traz instituições da Europa, Austrália, Ásia, América do Norte, América Latina e África. Na primeira posição do ranking, está a Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong; seguida da Escola Politécnica Federal de Lausanne, da Suíça; a Universidade Tecnológica de Nayang, de Singapura; Universidade de Ciências e Letras de Paris, França; e em quinto lugar Universidade Maastricht, da Holanda. Em sexto lugar vem o Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coréia; depois a Universidade de Hong Kong; Universidade de Ciência e Tecnologia de Pohang, Coréia; Escola Superior Sant’Ana, Itália; e em 10º lugar, a Universidade de Alabama e Birmingham, dos Estados Unidos.

Confira o Young University Rankings 2018’ em https://www.timeshighereducation.com/world-university-rankings/2018/young-university-rankings

Conferência THE

Com o propósito de interagir com dirigentes de universidades, o reitor da UEPG, Carlos Luciano Sant’Ana Vargas, encontra-se em Tampa, Florida (Estados Unidos), onde participa da Conferência THE – Jovens Universidades que se desenvolve programação desde terça-feira (5) e prossegue até esta quinta-feira (7), destacando o tema “Jovens universidades atingem a maturidade: o futuro é aqui” (Young Universities coming of age: the future is here). A conferência é uma análise e celebração das universidades de investigação reconhecidas internacionalmente fundadas nos últimos 70 anos.

Ao celebrar o dinamismo e analisar como as atividades dessas instituições rompem com o status quo, a conferência reúne dirigentes das melhores e mais ambiciosas jovens universidades de pesquisa para debater não só o sucesso de suas instituições como produtoras de conhecimento, mas também seu impacto na vasta área do ensino superior. Em parceria com a Universidade do Sul da Flórida (University of South Florida), a conferência permite aos participantes conhecer e avaliar as estratégias das universidades em direção ao sucesso e como podem competir com seus pares estabelecidos.

Os organizadores da conferência salientam que o tema do evento permitirá identificar quais instituições usam sua relativa juventude para avançar no ensino superior. Segundo o reitor da UEPG, nas palestras e debates, reitores e representantes das instituições colocadas entre as mais jovens do mundo compartilham estratégias e novos métodos de governança, lançados para alcançar maior impacto nas pesquisas; práticas de ensino para formar graduados mais adaptados às demandas da indústria; e novos modelos de parcerias internacionais multilaterais capazes de impulsionar alianças regionais.

Durante o evento ocorre o lançamento exclusivo de dois rankings “Golden Age” de instituições fundadas desde 1945; e o Young University Rankings, com instituições com idade inferior a 50 anos, no qual a UEPG se inclui.

(Luciano Vargas e representantes de instituições que integram os rankings THE. Foto: Divulgação)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile